A Ferrari foi multada em 10 mil euros (cerca de R$ 62,7 mil) pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após ser considerada culpada pelo incidente no pit-lane que envolveu Charles Leclerc e Lando Norris durante o segundo treino livre do GP de Singapura, nesta sexta-feira, 3. A sanção foi aplicada por “liberação insegura” do carro conduzido pelo monegasco.
O episódio ocorreu quando faltavam 13 minutos para o fim da atividade, retomada após a bandeira vermelha provocada pelo acidente de Liam Lawson. No momento em que vários carros se alinhavam na saída dos boxes, um membro da Ferrari autorizou a saída de Leclerc sem perceber que Norris já vinha pela faixa rápida, após ser liberado pela McLaren. A manobra resultou em uma leve colisão entre os dois monopostos.
“Os comissários ouviram o depoimento do piloto do carro #16, de representantes da equipe e analisaram vídeos externos e internos do carro. Após um período de bandeira vermelha, vários carros deixaram as garagens. O carro #16 foi inicialmente instruído por um membro da equipe a sair da posição de box. No entanto, nesse momento, não foi percebido que o carro #4 já estava passando pela faixa rápida, aproximando-se do box da Ferrari e diretamente na trajetória de LEC”, escreveu a FIA em nota.
Friday practice ✅ two red flags in FP2 interrupted our running 🇸🇬 pic.twitter.com/EVrtWQbRof
— Scuderia Ferrari HP (@ScuderiaFerrari) October 3, 2025
“O membro da equipe responsável por liberar o carro #16 de forma segura avaliou mal a situação e deu instruções pouco claras a LEC, que não conseguia ver o carro de NOR. Como resultado, os dois carros colidiram. Considerando precedentes para esse tipo de infração, os comissários entenderam que a violação justificava uma punição mais severa do que a aplicada anteriormente, e por isso a multa acima foi imposta”, apontou. “As decisões dos comissários são tomadas de forma independente da FIA e baseiam-se exclusivamente nos regulamentos relevantes, nas diretrizes e nas evidências apresentadas”, completou.
Com a punição, a Ferrari não sofreu impacto esportivo imediato, mas a FIA reforçou a necessidade de cautela nas liberações de boxes em situações de tráfego intenso. O GP de Singapura terá sua corrida principal no domingo, 5 de outubro, a partir das 9h (de Brasília), no Circuito Urbano de Marina Bay.