A CBF comunicou as principais mudanças do Brasileirão 2026 e de demais competições nacionais. O torneio mais importante terá sua rodada de abertura já em janeiro, antes do fim dos campeonatos estaduais (que, por sua vez, serão definidos entre 11 de janeiro e 15 de março), e terminará em dezembro.
Sendo assim, haverá semanas com jogos em ambas as disputas, mas sem prejudicar as decisões de títulos; ou seja, o período de finais estará livre de rodadas do Brasileirão, visando não desgastar as equipes. Além disso, a Série A fará uma pausa de cinco semanas durante a Copa do Mundo 2026.
Além do Brasileirão: como será a nova Copa do Brasil?
A Copa do Brasil, por sua vez, terá todos os participantes da primeira divisão no Campeonato Brasileiro (que entram diretamente na quinta fase, a última antes das oitavas): o número de clubes aumentará de 92 para 126. Conforme informado pela CBF, a competição começará em 18 de fevereiro, terminando no dia 6 de dezembro.
Ver essa foto no Instagram
Dessa maneira, a Copa do Brasil acabará antes do Brasileirão. A rodada final da Série A vai ser definida no dia 2 de dezembro. Além disso, a partir da próxima temporada, a decisão será feita em final única, assim como a Copa Libertadores. O lugar-sede deve cumprir alguns requisitos: ter fácil acesso de torcedores, rede hoteleira na cidade, capacidade para receber duas torcidas e lugar para pelo menos 40 mil torcedores.
Fair play financeiro no futebol nacional
O presidente da CBF, Samir Xaud, também falou que estudos sobre fair play financeiro estão avançados. Segundo o mandatário, novas regras que objetivam a maior sustentabilidade para os clubes serão divulgadas em novembro.
“O que queremos é construir um ecossistema financeiro do futebol autossustentável, onde a gente sane as dívidas e tenha um futebol limpo, sem o doping financeiro. Só quem ganha com isso é o futebol brasileiro como um todo”, contou.