João Fonseca movimenta o tênis no Brasil e no mundo, especialmente após o seu desempenho como estreante na Laver Cup. Na perspectiva de Patrick Mouratoglou, que treinou Serena Williams, o jovem de 19 anos será um dos poucos capazes de desafiar Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.
“Muita gente fala dele como o próximo grande nome. Ele tem um potencial enorme, sem nenhuma fraqueza real no jogo. Os dois golpes de fundo são muito fortes, ele saca bem, se movimenta bem e, o mais importante, ele realmente quer isso”, explicou Mouratoglou.
Mesmo com o seu posicionamento, o francês pregou cautela: “Mas precisamos ser pacientes. Ele ainda é jovem, ainda está aprendendo, e precisa subir no ranking passo a passo antes de se tornar uma ameaça real”.
João Fonseca no tênis mundial
Atualmente, João Fonseca ocupa a 42ª posição do ranking global, mas já bateu grandes nomes do circuito, como Andrey Rublev, Stefanos Tsitsipas e Hubert Hurkacz. O carioca também foi elogiado pela lenda André Agassi, que o convocou para disputar a Laver Cup com o Time Mundo.
Ver essa foto no Instagram
“Assim como ele consegue bater na bola dos dois lados, cada parte do jogo dele é competitiva, é confiante. E quando digo confiança, não quero dizer isso da maneira arrogante, é como se houvesse uma segurança que ele tem dentro de si de que ele é um verdadeiro trunfo em uma quadra de tênis. Ele não busca validação de ninguém, acredita que pode melhorar sempre e eu adoro isso. É uma combinação difícil”, disse o campeão de oito Slams.
Carioca celebra conquista na Laver Cup
Após faturar o título no torneio em São Francisco, João publicou uma mensagem pelas redes sociais. “Time Mundo campeão, vamooooooos! Que semana! Obrigado, Time Mundo e Laver Cup, pela confiança e pela experiência incrível nesses últimos dias. Foi uma honra ter a oportunidade de aprender e conviver com cada um”, escreveu.