A Conmebol admitiu, nesta sexta-feira, 19, que a arbitragem cometeu um erro ao expulsar Gonzalo Plata na vitória do Flamengo por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, válida pela ida das quartas de final da Copa Libertadores. O lance aconteceu aos 36 minutos da etapa final, quando o árbitro colombiano Andrés Rojas mostrou o segundo cartão amarelo ao atacante rubro-negro.
No material divulgado pela entidade, foi afirmado que a decisão foi equivocada: “O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão”.
Em seguida, a Conmebol relembrou que o VAR não poderia revisar o lance: “Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir”.
📊🔢 Os números da vitória do @Flamengo pelas Quartas da CONMEBOL #Libertadores. #FazUmSportingbetAe #QuerValer #VemProTime @SportingbetBR pic.twitter.com/StPdcKRB1w
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) September 19, 2025
Nos áudios, é possível ouvir a equipe de vídeo avaliando o local da falta cometida por Facundo Rodríguez em Plata. Caso o choque tivesse ocorrido dentro da área, haveria recomendação para revisão no monitor à beira do campo, o que poderia gerar um pênalti a favor do Flamengo.
No entanto, ao constatarem que o contato foi fora da área, os árbitros tiveram que encerrar a análise e não interferir na decisão. “Aí não posso entrar”, afirma um dos integrantes da cabine do VAR.
A partida de volta está marcada para a próxima quinta-feira, 25, às 21h30 (de Brasília), no Estádio Jorge Luís Hirschi, em La Plata. Para garantir a classificação às semifinais do torneio continental, o time Rubro-Negro precisa de um simples empate na Argentina.