Botafogo e Vasco da Gama se enfrentaram nesta quinta-feira, 11, no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. Com gols de Alex Telles, para os mandantes, e Nuno Moreira, para os visitantes, o jogo terminou empatado em 1 a 1, assim como na ida, e precisou ser definido nos pênaltis. Nas batidas, o Gigante da Colina levou a melhor e venceu por 5 a 3.
Nas semifinais, o time comandado por Fernando Diniz enfrentará o Fluminense, que na última quarta-feira, 10, garantiu a classificação contra o Bahia. Já que a CBF decidiu antecipar o fim do Brasileirão e passar as fases finais da Copa do Brasil para depois, as semifinais serão disputadas nos dias 10 e 14 de dezembro.
O Botafogo volta a campo já no próximo domingo, 14, às 17h30 (de Brasília) quando visitará o São Paulo no Morumbis pelo Brasileirão. Pelo mesmo campeonato e no mesmo dia, mas às 20h30, o Vasco recebe o Ceará em São Januário.
Ver essa foto no Instagram
O Botafogo começou o jogo pressionando e teve boa chance logo aos 5 minutos do primeiro tempo, quando Corrêa fez jogada pelo meio e deixou Jeffinho na cara do gol. O atacante do Glorioso, no entanto, acabou sendo desarmado por Paulo Henrique na hora de finalizar.
A resposta do Vasco veio aos 20 minutos: Philipe Coutinho bateu falta de longe com precisão, o goleiro Neto chega na bola, mas ela bate na trave e volta para o meio da área. Nuno Moreira apareceu e cabeceou para o fundo das redes.
Aos 40 minutos, o Botafogo partiu em contra-ataque, Corrêa saiu cara a cara com Léo Jardim e, na tentativa de dribla-lo, acabou sendo derrubado pelo goleiro. O árbitro não teve dúvidas e assinalou a penalidade máxima na hora. O lateral Alex Telles foi para a cobrança e bateu firme para empatar o duelo.
O time mandante se empolgou com o gol marcado e teve boas chances na sequência. Primeiro com Corrêa, que passou por Léo Jardim e finalizou ao gol, mas acabou sendo bloqueado. Depois, Arthur Cabral subiu mais que os adversários e cabeceou perto da trave. Por fim, o Glorioso saiu em contra-ataque e Mateo Ponte arriscou de fora da área com perigo.
O duelo seguiu equilibrado no segundo tempo, com o Botafogo criando boa chance aos 9 minutos após um erro de Lucas Freitas, mas Ponte acabou finalizando mal. Aos 17 minutos, Paulo Henrique fez boa jogada pela direita e tocou para Coutinho, que estava livre dentro da área. O meia, no entanto, acabou tirando demais e chutou para fora.
A partir daí, o Botafogo passou a controlar mais a posse de bola e levou mais perigo no ataque. Enquanto isso, o Vasco apostava no contra-ataque. As equipes, no entanto, não conseguiram desempatar, e como a partida de ida também foi 1 a 1, a decisão precisou ser definida nos pênaltis.
Botafogo
- Converteram: Marlon Freitas, Matheus Martins e Savarino
- Perderam: Alex Telles
Vasco
- Converteram: Vegetti, Rayan, Puma Rodríguez, Matheus França e Robert Renan
- Perderam: Ninguém