A Fifa oficializou nesta terça-feira, 9, o confronto inaugural da primeira edição da Copa do Mundo Feminina de Clubes. O duelo será entre o Wuhan Jiangda, da China, atual campeão asiático, e o Auckland United, da Nova Zelândia, vencedor da Champions da Oceania. A partida está marcada para acontecer no dia 8 de outubro, no Estádio Wuhan Sports Centre, localizado na própria China.
O torneio seguirá formato semelhante ao da versão masculina, reunindo todos os seis campeões de seus continentes. O vencedor do jogo de estreia avançará para enfrentar a equipe que conquistar a Liga dos Campeões da África, em novembro. Dessa disputa sairá o último classificado para a fase final, programada para ser realizada entre 28 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026, em local ainda a ser definido pela entidade de futebol.
Na etapa decisiva, a competição contará com nomes de peso. O Arsenal, atual campeão europeu, aguarda o resultado da fase classificatória para conhecer seu adversário na semifinal. Do outro lado da chave, o Gotham FC, dos Estados Unidos, medirá forças com o próximo campeão da Libertadores Feminina, título que será disputado em outubro, na Argentina, e contará com a presença de três clubes do futebol brasileiro: o Corinthians, o São Paulo e a Ferroviária-SP.
Ver essa foto no Instagram
Em comunicado oficial, o secretário-geral da Fifa, Mattias Grafstrom, destacou a relevância histórica da competição de futebol feminino: “À medida em que a primeira rodada se aproxima, torcedores, imprensa e amantes do futebol ao redor do mundo se preparam para testemunhar a história sendo escrita, com o início da primeira Copa das Campeãs da Fifa em Wuhan. Este torneio reunirá, pela primeira vez, os melhores clubes femininos de cada continente sob a organização da Fifa, oferecendo um palco global para mostrar excelência, elevar o futebol feminino de clubes e inspirar gerações futuras”.