O menino de Maresias, que ao lado do padrasto se lançou ao mar em busca do sonho de surfar, jamais poderia imaginar que viveria as mais inesquecíveis glórias que o esporte pode oferecer. Essa é a história de Gabriel Medina, contada por ele mesmo, com o coração aberto e a alma revelada. Em uma entrevista exclusiva ao SportBuzz, o tricampeão do mundo e medalhista olímpico compartilhou sua gratidão por uma trajetória que, passo a passo, foi tecendo seu destino de conquistas e emoções.
Quem observa Gabriel Medina pode pensar que é apenas mais um talento do surfe brasileiro, que começou sua jornada, venceu alguns campeonatos e virou ídolo. Mas por trás dessa história há um peso, uma responsabilidade de ser exemplo e inspiração. Você conhece o valor de puxar uma nova geração? Sabe o desafio de conquistar três títulos mundiais e enfrentar os maiores nomes da história do esporte?
Por tanto brilho, Gabriel entrou para o seleto panteão dos maiores do surfe e do esporte mundial. E tudo isso nasceu de uma palavra poderosa: obsessão. “Eu era obcecado (…). Só pensava em ser campeão mundial”, revela. Quando conquistou seu primeiro grande título, seu padrasto, Charles Rodrigues, sempre dizia: “Existe uma diferença entre ser o primeiro campeão mundial brasileiro ou depois. Você tem a chance de ser… Seja campeão mundial.” E Medina não abandonou essa ideia, carregando-a na alma.
Ver essa foto no Instagram
A parceria de Gabriel Medina e Charlão
Aos 20 anos, Gabriel Medina conquistou o mundo, um feito que nasceu do esforço e da dedicação ao lado de Charlão. Mas a estrada não foi só de vitórias. “Passei várias experiências. Claro, a galera lembra muito das vitórias, mas tive um monte de derrotas. Coisas de vida assim que também me ajudaram a amadurecer bastante. Fico feliz de onde eu estou hoje. Só sou grato a Deus por tudo o que tenho vivido“, diz com humildade.
Apesar de seu talento nato para desafiar as ondas mais perigosas, Gabriel reconhece que seu sucesso também é fruto do amor e do cuidado de Charlão. Sua relação com o padrasto é marcada por respeito, carinho e dedicação. “Meu padrasto era muito pontual nos treinos. A gente era muito dedicado (…). Enquanto meus amigos brincavam, eu descansava para treinar à tarde, fazia natação… Na época era chato. Abdiquei de muita coisa“, relembra.
“Mas foi algo que eu falei: ‘Vambora. É isso que eu quero pra minha vida’. A gente foi muito parceiro, eu e meu padrasto. E acho que essa dedicação, de estar ali todo dia repetindo e repetindo… Com essa fé acho que de tanto que a gente acreditava, que a gente trabalhava, uma hora se concretizou”.
Ver essa foto no Instagram
Além dos sonhos
Gabriel, com sua simplicidade e timidez, chega para a entrevista com uma calma que encanta. No Beyond The Club, espaço que é sócio e que promete transformar São Paulo, ele demonstra que sua essência é de alguém que acredita na vida, na fé e no esforço. “É muito louco que na vida tem momentos que você passa que você acha que já viveu tudo, sabe?! Mas Deus sempre me surpreendeu, sempre aparece coisas novas“, afirma com um sorriso tranquilo.
Nunca pensou em participar de uma Olimpíada, mas lá estava ele, na maior competição do mundo, mostrando que quem tem fé e faz o que ama, as coisas acontecem. “Ganhei títulos mundiais, e do nada apareceu uma Olimpíada. Uma foto que vira capa de caderno. Vai acontecendo! Tem sido assim comigo. E ser justo, ser verdadeiro com o que você faz. Você dá menos margem de erro, vai ter erro, mas é isso”, conclui.
Com três títulos mundiais, uma medalha olímpica de bronze e o sonho de ser pai, Gabriel Medina permanece o mesmo menino de Maresias, com o desejo de explorar novos horizontes e realizar seus sonhos nas ondas mais incríveis que o universo pode oferecer. Quer conferir mais respostas do tricampeão na entrevista exclusiva ao SportBuzz? O bate-papo completo já está disponível em nosso canal do YouTube (clique aqui).