Após conquistar o título do WTT Star Contender na Eslovênia, Hugo Calderano volta a entrar em ação no circuito mundial de tênis de mesa. O brasileiro disputa, a partir desta quinta-feira (3), o Grand Smash de Las Vegas, torneio que vai até o dia 13 de julho e é considerado um dos mais importantes da modalidade.
Organizado pela World Table Tennis (WTT), o Grand Smash é o equivalente ao Grand Slam do tênis de quadra. São apenas quatro etapas deste nível ao longo da temporada. A competição nos Estados Unidos será a segunda do ano: em fevereiro, o Grand Smash de Singapura marcou a abertura da série — na ocasião, Calderano parou nas oitavas de final.
A relevância do torneio também se reflete no ranking: os campeões recebem 2.000 pontos, mesma pontuação concedida no Campeonato Mundial de Tênis de Mesa, principal evento do calendário.
A TROPA TÁ FORMADA 🇺🇸
Segue o fio pra ver nosso time pro USA Smash, de 3 a 13 de julho, em Las Vegas!
Só cracaço da bolinha, tá? 🔥
Começando com Hugo Calderano e Bruna Takahashi!
📸: @WTTGlobal pic.twitter.com/QV8T9R6egF
— Tênis de Mesa do Brasil (@TMdoBrasil) July 2, 2025
Principais nomes do ranking disputam o Grand Smash de Las Vegas
Por seu prestígio, o Grand Smash de Las Vegas reúne os principais nomes do circuito. Todos os atletas do top 10 do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), no masculino e no feminino, estão confirmados na chave principal. O torneio contempla disputas de simples masculino e feminino, além de duplas masculinas, femininas e mistas.
Hugo Calderano, atual número 3 do mundo, está confirmado na chave principal de simples e reeditará sua parceria com Bruna Takahashi no torneio de duplas mistas. Bruna, paulista e 16ª do ranking mundial, também está garantida na chave principal feminina de simples.
Além de Hugo Calderano, Brasil terá representantes em todas as chaves
Além de Calderano e Bruna, o Brasil terá outros representantes no Grand Smash de Las Vegas. A dupla Guilherme Teodoro e Giulia Takahashi (irmã de Bruna) disputará o torneio de duplas mistas como cabeça de chave número 8. Também integram a delegação Vitor Ishyi, Leonardo Iizuka e Laura Watanabe, que disputarão as fases de simples e duplas.
O evento começa nesta quinta-feira (3) com a fase qualificatória, em que atletas com ranking mais baixo buscam vaga na chave principal. As eliminatórias começam no domingo (6), data prevista para a estreia de Hugo Calderano, que terá pela frente duas rodadas antes das oitavas de final.
Ao todo, a chave principal de simples contará com 64 atletas em cada gênero, enquanto os torneios de duplas terão 24 pares na disputa pelo título.