Neymar não faz ideia do tamanho do Santos e desrespeita um clube que é mil vezes maior do que ele. A frase escolhida por mim para começar este texto pode parecer óbvia. Para alguns, não para todos! Se essa reflexão chegar ao jogador e seus parças, a repercussão será imediata. Sabem por quê? Porque o camisa dez tem a exata certeza de que sua história é muito maior que a do Peixe.
Em fim de contrato, o chamado líder de uma geração decidiu desrespeitar o Santos uma vez por semana. Na declaração mais recente, Neymar disse que quase se transferiu ao Fluminense para jogar a Copa do Mundo de Clubes. Ele tem esse direito? Claro! Mas o contexto da fala chama atenção: entrevista num jogo de patrocinador, com um apresentador o bajulando – como sempre – e ainda tem mais para piorar.
A fala sobre o Fluminense aconteceu de forma espontânea. Ninguém perguntou nada para Neymar. Ele quis comentar o assunto. Qual o intuito disso? Magoar quem sempre o apoiou ou mostrar ao mundo que ainda existem clubes interessados em seu futebol? O camisa dez está fazendo de tudo para sair do time da Vila em um dos piores momentos da história do Peixe.
Ver essa foto no Instagram
História essa que tem Pelé, Pepe, Dorval, Coutinho, Mengalvio, Zito e tantos outros que honraram a instituição em todos os momentos. Mas Neymar se coloca acima de tudo isso. Na mesma entrevista ao “Flow Podcast” disse estar no auge há 12 anos. Que auge é esse, meu amigo? Um auge que não acontece desde que você saiu do Barcelona? Ou vai me dizer que você atingiu as expectativas com o PSG? Melhor nem falar em Al Hilal, né?!
Neymar e os parças: uma relação tóxica!
Neymar acha que está fazendo um favor ao Santos. E esse pensamento passa por ele e por seu pai, um personagem bastante questionável no mundo do futebol. Mas não o coloquem como vítima. O jogador sabe exatamente tudo o que seu empresário e pai faz. E aprova! Mas o que esperar de alguém que montou uma organização de apoio e defesa incondicional nas redes sociais. Fui claro?! Quem pegou, pegou!
O ego de Neymar e de seu entorno chama atenção. Seria possível entender que o sucesso subiu à cabeça de alguém que teve uma infância humilde e longe dos holofotes? Sim, seria. Mas só se o jogador ainda tivesse 18 anos. Ele tem 33! Cada dia mais perto da aposentadoria. Já passou da hora de Neymar da Silva Santos Júnior entender o seu papel no futebol mundial. Mas essa esperança morreu, infelizmente.
Neymar vai encerrar a carreira dessa forma. Com muitas polêmicas e lembranças ruins de uma trajetória que poderia ter sido mágica e histórica. Só que ele preferiu curtir o Carnaval e viver romances extraconjugais. Ah, mas ele estava num momento de folga! Esse discurso não cola e nunca vai colar. Um argumento criado por seu pai e por ele próprio para justificar o injustificável. A vida noturna de Neymar o atrapalhou sim!

E a torcida do Santos?
Mesmo com todo esse cenário, a torcida do Santos o recebeu de braços abertos. Esperança exagerada? Não! O menos culpado em toda essa história é o torcedor. Vivendo momentos tenebrosos desde 2022, o santista precisou acreditar em seu ídolo. Era a última gota de fé de que dias melhores poderiam vir. Mas Neymar quis estragar tudo. O casamento que parecia uma lua de mel se aproxima de um divórcio doloroso.
E como tudo que sempre fez na vida, Neymar encerrará sua passagem no Santos de forma espetacular. Odiado pelas únicas pessoas que o apoiaram durante toda sua carreira. Mesmo quando ele deu declarações propositais para machucar o santista falando de seu carinho pelo Palmeiras. E sabem por quê? Porque o torcedor sabe exatamente o tamanho do clube que ele torce e reconhece que Neymar Jr é minúsculo perto do Peixe.