Neste domingo, 25, o Flamengo superou o Palmeiras por 2 a 0 em pleno Allianz Parque, com gols de Ayrton Lucas e Giorgian De Arrascaeta. Com o resultado, o Rubro-Negro encostou no Verdão na tabela do Campeonato Brasileiro, ficando a apenas um ponto da liderança.
Assim, após o duelo entre líder e vice-líder da competição, o técnico Filipe Luís comentou como preparou a equipe para o confronto decisivo.
“Preparar esse tipo de jogo com esse elenco é uma das tarefas mais fáceis. Para mim, é mais tranquilo planejar uma partida contra o Palmeiras, uma decisão na Libertadores ou uma final contra o Fluminense. O jogador entra mais ligado, concentrado. Esses jogos são para grandes jogadores, eles aparecem, crescem e mostram suas melhores versões em campo. Para mim, são os mais prazerosos de preparar”, disse o treinador.
Ver essa foto no Instagram
Filipe também explicou as estratégias adotadas diante da forte marcação do Palmeiras:
“Eles encaixaram a pressão nos tiros de meta, então nem sempre a saída curta era possível. Com a bola rolando, fizeram pressão individual no Arrascaeta. Nossos zagueiros e volantes tinham tempo para jogar, mas progredir a partir dali, com esses encaixes, é complicado. O Palmeiras te leva para uma armadilha: abre o meio para jogar, mas o contra-ataque deles é muito forte. No segundo tempo, tivemos mais calma e controle. Isso abriu espaço para jogadores determinantes como Arrascaeta, Luiz (Araújo) e Bruno (Henrique). Depois da entrada do Danilo e com o Varela no meio, melhoramos a posse”, avaliou.
Filipe Luís fala sobre o Brasileirão
Por fim, o treinador falou sobre o impacto psicológico da vitória e o equilíbrio da competição:
“Se tivéssemos perdido, o campeonato não estaria encerrado. Sete pontos já foram tirados antes — tanto por nós quanto pelo Palmeiras em relação ao Botafogo. Estamos na décima rodada, ainda tem muito campeonato. Nem a vitória quer dizer tudo. O Brasileirão está muito equilibrado, da zona de rebaixamento à liderança. É um calendário exigente para todos: times, técnicos e jogadores. Os altos e baixos vão acontecer com Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro e outros candidatos ao título”, finalizou.