Nesta quinta-feira (13), o torcedor presente na Arena Fonte Nova presenciou um momento histórico, pois, após 36 anos, o Bahia está de volta à fase de grupos da Libertadores. Com um simples triunfo de 1 a 0 sobre o Boston River, do Uruguai, o clube que foi o primeiro brasileiro da história a participar de uma edição da competição deixou para trás a Pré-Libertadores e agora foca no que há por vir.
Depois de voltar com um empate para casa, o Tricolor de Aço martelou os uruguaios durante todo o jogo, mas a retranca só foi furada uma vez, por Jean Lucas. Agora, o Esquadrão espera o sorteio da próxima fase, marcado para ocorrer no próximo dia 17, na sede da Conmebol, no Paraguai. Um dia antes do evento, porém, o Bahia tem uma importante missão ao receber o Vitória pela partida de ida da final do Campeonato Baiano.
Ver essa foto no Instagram
A partida entre Bahia e Boston River
O Bahia dominou as ações no início da partida, buscando o gol com pressão desde os primeiros minutos. Antes dos 15 minutos, o Tricolor criou duas grandes oportunidades com Éverton Ribeiro: primeiro, em um belo voleio que foi salvo em cima da linha pela defesa uruguaia; depois, em uma finalização dentro da área, exigindo grande defesa do goleiro Antúnez.
Apesar do volume ofensivo, a equipe de Rogério Ceni encontrou dificuldades para superar a forte marcação do adversário e acabou cedendo espaços para contra-ataques. Aos 24 minutos, o Boston River assustou em sua melhor chegada: Guilherme López cruzou na medida para Adamo, que finalizou com perigo, tirando tinta da trave.
Nos minutos finais, o Bahia voltou a pressionar. Lucho Rodríguez quase marcou ao completar de primeira um cruzamento de Erick Pulga, enquanto Ademir, já nos acréscimos, arriscou de fora da área e obrigou Antúnez a mais uma boa intervenção. Apesar da insistência, o primeiro tempo terminou sem gols na Fonte Nova.
Continuando com pressão máxima, o Esquadrão não conseguia furar o bloqueio uruguaio. Quem teve a primeira grande chance do segundo tempo foram os visitantes, quando Guillermo López arrancou em um contra-ataque e cruzou na medida para Adamo, que, sozinho na área, se esticou todo para chegar na bola, mas falhou.
Finalmente, depois de quase uma hora de tentativas, o Bahia chegou ao tão desejado gol, quando Juba cruzou para a área, e Jean Lucas subiu mais do que todo mundo para testar com tudo para o fundo da rede. Logo em seguida, Éverton Ribeiro até fez o segundo, encobrindo o goleiro, mas nada mais valia, pois o juiz já havia marcado uma falta para os brasileiros no meio do campo, em um lance que até gerou um princípio de confusão.
🎉🇱🇺 É gol de Jean Lucas! Bora @ecbahia!
🏆 CONMEBOL #Libertadores | #GloriaEterna pic.twitter.com/M2XhtSzWhd
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) March 14, 2025
O Bahia continuou pressionando e teve boas chances de ampliar, principalmente com Erick Pulga e Lucho Rodríguez, mas o importante é que não deu espaços ao adversário e segurou o resultado até o final.