O Corinthians visitou, nesta quarta-feira (5), o Barcelona de Guayaquil pela terceira fase da Pré-Libertadores e acabou sofrendo um péssimo resultado. No Estádio Monumental Banco Pichincha, o Timão apresentou um futebol paupérrimo e tomou 3 a 0 do clube equatoriano, com dois gols de Corozo e um de Rivero.
Com o resultado, o Corinthians tem a duríssima tarefa de reverter o resultado na Neo Química Arena, em partida que ocorre na próxima quarta-feira (12). Antes disso, o Timão ainda tem a decisão da semifinal do Campeonato Paulista contra o Santos, no próximo domingo (9), também em casa.
View this post on Instagram
/p>
O jogo entre Barcelona-EQU e Corinthians
O Barcelona impôs seu ritmo na etapa inicial. Com maior disposição e postura ofensiva desde o apito inicial, os equatorianos pressionaram o time brasileiro e empurraram a equipe alvinegra para o campo de defesa.
Apesar de superar os 60% de posse de bola, o Barcelona encontrou dificuldades para penetrar na área adversária e apostou em cruzamentos e bolas alçadas pelas laterais. O volume de jogo se refletiu nos escanteios: foram seis para os donos da casa contra apenas dois para o Timão nos primeiros 45 minutos.
O gol da equipe equatoriana surgiu após um erro de Memphis Depay no meio de campo. O Barcelona aproveitou para trocar passes com tranquilidade na faixa central até encontrar um lançamento preciso para Carabalí. O atacante invadiu a área em velocidade e foi derrubado por João Pedro Tchoca. Na cobrança do pênalti, Corozo deslocou Hugo Souza e abriu o placar.
A melhor oportunidade do Corinthians no primeiro tempo veio em um contra-ataque puxado por Rodrigo Garro. Yuri Alberto apareceu completamente livre dentro da área, mas o argentino demorou a soltar a bola e acabou desarmado, desperdiçando a chance de igualar o marcador.
Logo no começo do segundo tempo, a Fiel teve um momento de preocupação quando Memphis desabou em campo aparentemente sentindo muitas dores após um choque com o jogador do Barcelona. Felizmente, o holandês se levantou e continuou na partida.
Os equatorianos continuaram sua pressão com escanteios em sequência, mas sem aproveitar as chances. A sorte do Timão é que o Barcelona pecava muito na decisão do último passe.
O Timão teve a chance de ouro aos 21 minutos, quando Breno Bidon fez ótima jogada individual, entrou na área e passou para trás. A bola caiu nos pés de Memphis que, na pequena área, cara a cara com o goleiro, acabou chutando em cima de Contreras e desperdiçando a oportunidade. O lance se provaria fatal para o Timão, pois, no lance seguinte, Valiente levantou uma cobrança de falta na área e Gustavo Henrique acabou testando contra o próprio patrimônio. Os jogadores corintianos reclamaram de posição irregular de Corozo na disputa pelo alto. O VAR entrou e ação, e, após longa análise, o árbitro entendeu que o atacante interferiu na ação de Gustavo Henrique, anulando o gol.
Mas, sem desistir, o Barcelona seguiu no ataque e foi recompensado aos 35 minutos. Em uma bela troca de passes, Carabalí deixou Maycon na saudade, entrou na área e cruzou para Rivero completar de cabeça, ampliando o placar.
Pressionado, o Corinthians chegou a tentar diminuir o placar em uma finalização de Maycon que bateu na trave. Porém, com o avanço das linhas, o alvinegro ficou suscetível ao contra-ataque equatoriano, e, na primeira oportunidade, Corozo apareceu livre na área para aumentar e sacramentar o resultado.
MEU DEUS MEU DEUS MEU DEUS
O BARCELONA DE GUAYAQUIL VIROU O BARCELONA DO GUARDIOLA E FEZ UM DOS GOLS MAIS BEM TRABALHADOS DA HISTÓRIA
Oloco oloco oloco, o Corinthians foi humilhado… pic.twitter.com/cQGceZx4Q1
— Noite de Copa (@Noitedecopa) March 6, 2025