Nesta quinta-feira (27), o Botafogo recebeu o Racing-ARG pela partida de volta da Recopa Sul-Americana 2025. Com a presença do novo treinador, Renato Paiva, no Nilton Santos, o Glorioso não conseguiu reverter o revés de 2 a 0 sofrido na Argentina e ainda viu os visitantes repetirem o placar, com gols de Zaracho e Zuculini.
Com a derrota, o Botafogo já acumula a segunda decisão perdida no ano, após ser derrotado por 3 a 0 para o Flamengo na Supercopa do Brasil, no início do mês. Agora, como o clube não se classificou para as fases finais do estadual, o novo treinador português terá o mês de março inteiro para achar soluções e melhorar o desempenho decepcionante até aqui. O Fogão inicia sua luta pelo bicampeonato do Brasileirão contra o Palmeiras, no dia 30/03, no Allianz Parque.
View this post on Instagram
O jogo entre Botafogo e Racing
A equipe argentina dominou as ações ofensivas, criou inúmeras chances claras de gol, mas parou em uma grande atuação do goleiro John. O destaque da primeira etapa foi Salas, que levou perigo desde os primeiros minutos. Aos 4 minutos, ele exigiu uma defesa espetacular de John. Aos 14, driblou Jair dentro da área e finalizou com perigo, mas a bola saiu pela linha de fundo. Cinco minutos depois, assumiu o papel de garçom e encontrou Colombo livre, que bateu de primeira e viu John operar outro milagre.
Aos 20 minutos, Salas voltou a arriscar de fora da área e fez John soltar a bola no rebote, demonstrando o volume ofensivo dos visitantes. O Racing acumulava oito finalizações contra apenas uma do Botafogo.
A pressão seguiu intensa. Aos 24, Vietto quase marcou um golaço de falta, mas John espalmou para escanteio. Na cobrança, Rojas encontrou Salas livre na área, mas o atacante desperdiçou outra grande oportunidade.
O Botafogo só conseguiu reagir nos minutos finais da primeira etapa. A melhor chance veio com Alexander Barboza, que cabeceou com força, obrigando o goleiro Arias a fazer uma grande defesa. A bola ainda explodiu no travessão, frustrando a torcida alvinegra.
A situação piorou para o Fogão logo aos 4 minutos do segundo tempo, quando Zaracho, que entrou no intervalo, aproveitou a sobra de um corte de Barboza e chutou por cima de John, que não acreditou e viu a bola morrer no fundo do gol. Com resultado, o alvinegro precisava de três gols para forçar a prorrogação.
Os argentinos ainda tiveram uma ótima chance de ampliar aos 20 minutos. Alexander Barboza perdeu a dividida, e a bola sobrou para Adrián Martínez, que driblou John, mas ficou sem ângulo e tentou cruzar para Zaracho. O atacante não aproveitou e cabeceou para fora. Aos 25, porém, o Glorioso não sairia impune. Em mais uma chegada argentina, Martirena cruzou para Zuculini, que matou no peito e fuzilou para o gol, selando o título ao Racing.
RACING FAZ 2×0 E VENCE A RECOPA SUL AMERICANA!
EM PLENO NILTON SANTOS!
— DataFut (@DataFutebol) February 28, 2025