O América-MG está na final do Campeonato Mineiro após vencer o Cruzeiro nos pênaltis, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal. Marlon abriu o placar para o Coelho, e Lucas Romero empatou para o Cabuloso. Jonathan teve a chance de definir o jogo com um pênalti nos acréscimos, mas Cássio defendeu e manteve a Raposa viva.
No entanto, na disputa por pênaltis, o América levou a melhor e garantiu a vaga na final. Assim, nas cobranças, Figueiredo perdeu para o América, mas os laterais William e Marlon desperdiçaram para o Cruzeiro. Com isso, a vaga ficou com o Coelho.
1° Tempo
Nos primeiros minutos da partida, o Cruzeiro levou perigo à defesa do América. Após um cruzamento, Gabigol finalizou para fora. Na sequência, William invadiu a área e chutou, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 15 minutos, Matheus Henrique escapou da marcação e arriscou de longe, exigindo grande defesa do goleiro americano. Pouco depois, Kaio Jorge recebeu lançamento, ficou cara a cara com Matheus Mendes e caiu na dividida, mas a arbitragem considerou o lance normal.
Aos 28 minutos, Matheus Henrique tentou novamente de fora da área, mas o goleiro do América defendeu. Logo depois, Figueiredo tocou de calcanhar para Adyson, que ajeitou para Marlon finalizar da entrada da área e abrir o placar. O auxiliar marcou impedimento do ponta americano, mas o VAR confirmou o gol do América.
Na sequência, Jonathan Jesus chutou com perigo, mas a bola saiu. O Cruzeiro chegou ao empate aos 39 minutos, quando Lucas Romero acertou um belo chute de longa distância no canto esquerdo de Matheus Mendes. Nos acréscimos, Kaio Jorge teve a chance de virar o jogo, mas o goleiro do América fez grande defesa.
2° Tempo
No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado, com chances para ambos os lados. Aos 9 minutos, Cauan Barros chutou forte da entrada da área, obrigando Cássio a fazer grande defesa. Já aos 13, Gabi finalizou rasteiro de fora da área, mas Matheus Mendes defendeu com segurança.
Ver essa foto no Instagram
Aos 24, Figueiredo arriscou de longe, mas Cássio fez outra boa defesa. No minuto 29, o ponta-esquerda teve grande chance de cabeça, mas mandou por cima do gol. No lance seguinte, William recebeu cartão amarelo por interromper um contra-ataque.
Aos 32, o Cruzeiro desperdiçou a melhor chance do jogo: Dudu roubou a bola e tocou para Gabi, que, sem goleiro, chutou em cima de Lucão. No rebote, ele tentou novamente, mas mandou para fora. Nos minutos finais, o América-MG pediu pênalti em lance de Marlon sobre Yago. A arbitragem confirmou a penalidade após checagem do VAR.
Com isso, Jonathas teve a chance de colocar o América na final, mas parou em Cássio, que salvou o Cruzeiro. Assim, a definição ficou para a disputa de pênaltis.
CÁSSIO DEFENDEU O PÊNALTI!
NUNCA CRITIQUEI HAHAHAHA! pic.twitter.com/pFd7Egsrpo
— Cavalinho do Cruzeiro (@cavalinhodocec) February 22, 2025
Pênaltis
Nos pênaltis, Cassio defendeu a cobrança de Figueiredo, mas os laterais William e Marlon desperdiçaram para o Cruzeiro. Com isso, a vaga ficou com o Coelho. Dessa forma, o América vai enfrentar o vencedor do duelo entre Tombense e Atlético-MG. As datas e horários ainda não foram definidos.