O Palmeiras do técnico Abel Ferreira vive uma situação inusitada na temporada de 2025. De forma surpreendente, a equipe possui o pior cenário da fase de grupos do Paulistão entre os gigantes do Estado. Assim, o tetracampeonato do Alviverde Paulista almejado pela torcida se encontra ameaçado.
Atualmente, o Palmeiras estaciona provisoriamente na terceira posição do grupo D, fora da zona que garante a vaga para o mata-mata. O time da capital paulista soma 17 pontos; São Bernardo e Ponte Preta (1º e 2º colocados) faturam, respectivamente, 22 e 19 pontos, com a mesma quantidade de jogos.
Dessa maneira, o Verdão busca soluções para manter o sonho do tetra vivo. É importante ressaltar que a situação se mostra ainda mais complexa ao considerar que o Palmeiras não depende mais somente de si para avançar ao próximo estágio do Paulistão. Inclusive, o elenco pode contar com a ajuda inusitada do rival São Paulo.
Ver essa foto no Instagram
Isso porque o Tricolor vai encarar a Ponte Preta nesta quarta-feira, 19, ameaça direta ao Alviverde na chave D. Abel Ferreira e seus jogadores também precisam ‘secar’ o desempenho do líder São Bernardo na reta final da fase de grupos; um simples triunfo contra a Portuguesa vai garantir a ponta da tabela ao time do ABC.
Palmeiras no Paulistão: quais são os cenários?
- Palmeiras vence o Botafogo-SP, e Ponte Preta não bate o São Paulo: o Verdão volta à 2ª posição e dependerá somente de si para classificar.
- Jogos do Palmeiras e da Ponte acabam em empate: o mesmo cenário do que o citado acima. No entanto, a Macaca terá o mando de campo na rodada seguinte, e o Palmeiras será o visitante.
- Verdão bate tanto o Botafogo-SP quanto o Mirassol: o Alviverde precisa torcer por um tropeço simples da Ponte, ou pela derrota do São Bernardo em algum de seus jogos e, no máximo, um empate no outro.
- Time de Abel Ferreira empata um duelo e vence o outro: a classificação depende da Macaca não ganhar nenhum de seus próximos jogos.
- Palmeiras não obtém uma vitória nos seus dois jogos: automaticamente eliminado do Paulistão 2025.