George Russell e Max Verstappen protagonizaram uma intensa disputa nas últimas corridas da temporada 2024 da Fórmula 1, se não dentro das pistas, pelo menos fora delas. Após a batalha dos pilotos pela pole position do GP do Catar, conquistada pelo holandês, mas posteriormente perdida devido a uma reclamação do britânico, eles trocaram farpas na imprensa, algo que continua acontecendo em 2025, pelo menos do lado do piloto da Mercedes.
Em entrevista à ‘Autosport’, Russell explicou que está aprendendo a se impor, criticando o estilo de pilotagem do tetracampeão: “Estou entrando no meu sétimo ano na F1 agora e começo a reconhecer onde estou. Percebo minha própria voz, a plataforma que tenho e o impacto que posso causar. Achei importante para mim, porque não vou aceitar ser empurrado e desrespeitado”, disse Russell.
Russell critica a agressividade de Verstappen
Russell falou sobre sua frustração em ver os incidentes de Max Verstappen com Lando Norris, da McLaren, no México e em Austin, além do toque entre o tetracampeão e Oscar Piastri, que fez o australiano rodar na primeira volta em Abu Dhabi:
🎙️| George Russell assume ser o primeiro, desde Lewis Hamilton, a se opor publicamente a Max Verstappen.
“Estou entrando no meu sétimo ano na F1, e você começa a entender onde está”.
“Você toma consciência da sua própria voz, da plataforma que tem e do impacto que pode causar.… pic.twitter.com/DRwX8w3RCs
— Portal RBR Brasil 🇦🇹🇧🇷 (@BRredbullracing) February 15, 2025
“Fiquei um pouco frustrado assistindo à temporada se desenrolar no ano passado. A forma como Max estava pilotando, sendo mais agressivo e, de certa forma, intimidando os outros, mostrando sua agressividade de uma maneira que ninguém confrontava. Eu simplesmente pensei em tudo o que havia acontecido, desde as atitudes na pista até as falas dele fora dela. Não era aceitável, e algo precisava ser feito.”
Russell também revelou que sua equipe recebeu ataques online de torcedores holandeses: “Para ser honesto, eu não vi nada disso pessoalmente, mas sei que houve muitas críticas por aí. Sei que membros da minha equipe receberam e-mails de torcedores holandeses. Mas acho que isso faz parte do esporte e da vida, não é?”
Seguindo o exemplo de Lewis Hamilton
Além disso, o britânico ressaltou que apenas seu ex-companheiro de equipe, Lewis Hamilton, teve coragem de encarar Max Verstappen de frente dentro da categoria: “O único piloto que fez isso foi Lewis; ele foi a única pessoa a enfrentá-lo em 2021, e aquela foi obviamente uma temporada incrível.”
Agora, como piloto número 1 da Mercedes, Russell afirmou que não vai aceitar a agressividade do tetracampeão e que irá enfrentá-lo, se necessário:
“Aqueles comentários no Catar foram a gota d’água para mim. Não permitirei que me empurrem e desrespeitem dessa forma tão aberta e publicamente. Já vi muitas pessoas na vida empurrando os outros para conseguir o que querem. Alguém precisa enfrentar indivíduos assim.”
A nova temporada da F1
A Fórmula 1 retorna no fim de semana dos dias 14, 15 e 16 de março, em Melbourne, na Austrália. O SportBuzz trará a repercussão e os destaques da principal categoria do automobilismo mundial.