A magia de Filipe Luís como jogador do Flamengo já era conhecida. Mas seu trabalho como técnico, até alguns meses atrás, se consolidava em mistério. O ex-lateral tinha experiências apenas na base do clube da Gávea. Essas, porém, foram vitoriosas: o comandante faturou a Copa Rio Sub-17 e a Copa Intercontinental Sub-20.
Sua transição para o profissional não foi nada suave. O Flamengo vinha de um período oscilante com Tite, que incluía a eliminação amarga nas quartas de final da Libertadores para o Peñarol e a dificuldade de lutar pelo Brasileirão, mesmo com um elenco de ponta. Assim, Adenor foi dispensado ao final de setembro e Filipe Luís assumiu na sequência.
Filipe Luís no time profissional do Flamengo
Porém, o jovem técnico não teve muito tempo para respirar, já que pegou o elenco às vésperas das semifinais na Copa do Brasil. Ainda assim, sua postura na coletiva de imprensa já sinalizava que estava pronto para o desafio, mesmo com a pouca idade e repertório como treinador.
Dito e feito. A estreia de Filipe Luís como técnico do time principal foi com a importante vitória de 1 a 0 sobre o Corinthians. Posteriormente, o professor conduziu a equipe até a decisão, contra o Atlético-MG, e, por fim, à conquista da taça, em novembro. Já no último final de semana, o Rubro-Negro levou a melhor no clássico contra o Botafogo para faturar a Supercopa Rei, com o placar de 3 a 1.
Ver essa foto no Instagram
O treinador fez uso do sucesso de 2019 para reaproveitar o esquema em seu elenco, mesmo que modificado: um 4-4-2 que coloca Bruno Henrique de volta à sua posição predileta, perto da área, com aproximação e intensidade, além de Gerson como meia na direita, e Michael oferecendo velocidade do outro lado do campo.
Ainda que tenha ficado em 3º lugar no último Brasileirão, o elenco da Gávea conseguiu a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores, permitindo a disputa do tetracampeonato inédito em 2025. No Cariocão, o time está abaixo da zona que classifica para as semifinais, porém, com um jogo a menos na campanha.
O carinho pelo clube e o projeto de longo prazo
Vale destacar que a competitividade proporcionada por Filipe Luís também floresce por razões afetivas. O ex-lateral se aposentou no clube carioca, iniciou sua trajetória como treinador na instituição e, segundo o próprio, ainda pretende construir uma longa jornada no Flamengo.
“Eu não tenho nenhum interesse em sair, quero ficar muito tempo no Flamengo. Já falei para o presidente quando a gente se conheceu e conversamos. Sou um cara que tenho um objetivo profissional e mais nada”, explicou o comandante em coletiva de imprensa após a conquista da Supercopa Rei.
“Eles me deram todas as ferramentas para eu trabalhar e me desenvolver. Me dão esse time incrível que eu tenho na mão, não posso pedir mais nada. Para esse torcedor, pode ter certeza de que, antes de eu querer sair, o torcedor vai querer que eu saia”.