O empresário Maickel Portela, representante do meio-campista Bitello, emitiu um comunicado nesta quinta-feira (23) para rebater as declarações feitas pelo Dínamo Moscou, da Rússia. O clube russo afirmou, em um ofício assinado pelo CEO Pavel Pivovavov, que o jogador está “desaparecido” há 10 dias e acusou Portela de conduzir negociações com outros clubes sem autorização.
Portela repudiou as acusações, afirmando que todas as tratativas envolvendo a possível transferência de Bitello ao Botafogo foram realizadas com pleno conhecimento do clube russo. “Recebemos, eu e o atleta, com surpresa a informação divulgada em ofício pelo clube. O interesse de grandes instituições do futebol mundial é de total ciência de todas as partes, tanto que já tivemos inúmeras respostas a diferentes propostas encaminhadas ao Dínamo por mim e por representantes oficiais dos clubes interessados. Trocas de e-mail e documentos de propostas e contrapropostas provam o envolvimento do Dínamo em tudo que foi ofertado para o atleta”, declarou.
O empresário também lamentou a postura adotada pelo Dínamo Moscou. “Reforço que não há de minha parte, nem do Bitello, qualquer ação que não tenha o conhecimento do Dínamo. Lamento profundamente tal atitude, que será tratada em sua devida esfera”, completou.
Acusações do Dínamo Moscou
No ofício divulgado, o Dínamo criticou a conduta de Bitello e seu empresário, alegando que o jogador não compareceu aos treinos e estaria no Brasil negociando com o Botafogo sem a autorização do clube. “O jogador tem contrato longo com o nosso clube. Quaisquer negociações iniciadas pelo jogador ou pelo Sr. Portela não são autorizadas pelo Dínamo. Sob tais circunstâncias, essas negociações constituem violação do contrato de trabalho”, diz o documento.
O clube ainda reforçou sua insatisfação com o caso, destacando a importância do futebol brasileiro como mercado global, mas lamentando a “conduta abusiva”.
⚠️ Dínamo de Moscou diz que Bitello está desaparecido e critica o jogador e seu empresário.
O clube russo enviou hoje uma nota para clubes brasileiros criticando o meia por má conduta, por ter permanecido no Brasil para tentar forçar sua saída. O empresário do atleta também foi… pic.twitter.com/tzZqx4np2R
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) January 23, 2025
Impasse na negociação com o Botafogo
A transferência de Bitello para o Botafogo esfriou nos últimos dias devido a divergências sobre o pagamento inicial. Apesar de um acordo preliminar por 18 milhões de euros (aproximadamente R$ 113 milhões), o Botafogo propôs pagar 2,5 milhões de euros como entrada, valor considerado insuficiente pelo Dínamo, que exige 10 milhões de euros.
O prazo estipulado entre as partes para um acordo final expirou na última quarta-feira (22), mas isso não impede que as negociações sejam retomadas.





