Nesta quinta-feira, 19, a Conmebol realizou o sorteio dos confrontos da chamada Pré-Libertadores, fase prévia a tradicional fase de grupos. Sendo assim, Corinthians e Bahia foram os dois representantes brasileiros nessa etapa. O Timão conheceu seu primeiro adversário, o Universidad Central, da Venezuela, que será o enfrentamento do clube paulista na chamada Fase 2.
O Corinthians estava localizado no pote 2 do sorteio, dividiu as equipes da Fase 2, etapa que os brasileiros entram, em dois agrupamentos. Essa divisão foi realizada levando o ranking da Conmebol em consideração. Assim, o Timão é mais bem ranqueado e está mais acostumado com grandes palcos continentais, quando comparado ao modesto adversário venezuelano.
Universidad Central: o modesto clube venezuelano
Fundado em 1950, o Universidad Central é um dos clubes mais antigos da Venezuela. O seu nome é baseado em uma das principais instituições de ensino do país e o time teve grande destaque na era amadora do futebol venezuelano. Após o processo de profissionalização, o único título da instituição foi no campeonato nacional de 1957. Desde então, a agremiação não soma nenhum troféu de relevância.
Ver essa foto no Instagram
Com algumas dificuldades ao longo de sua história, o clube venezuelano teve sua pior fase no final da década de 1970, quando foi rebaixado para a segunda divisão da Venezuela. O campeonato nacional, disputado no modelo de Abertura e Clausura, teve sua primeira parte da edição de 2024 com o Universidad Central como líder, classificando o clube para o quadrangular final e dando vaga para a Pré-Libertadores.
O Tricolor, como é conhecido, conta com um elenco atual majoritariamente de jogadores venezuelanos. Porém, com alguns nomes da Colômbia e outros argentinos, o time busca fazer história em sua primeira participação na Libertadores. Após o título em 1957, a grande campanha do clube foi neste ano, em que não terminou com o título, mas assegurou a liderança durante a Abertura do Campeonato.