Eleito presidente do Flamengo há nove dias, Luiz Eduardo Baptista, conhecido como Bap, deu sua primeira entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (18), na Gávea. Antes mesmo de responder às perguntas, o novo mandatário do clube anunciou José Boto como diretor técnico e confirmou a permanência de Filipe Luís como treinador para a temporada 2025.
“Nosso diretor técnico será o José Boto e nosso técnico será o Filipe Luís. Ele teve um início sensacional e demonstrou uma grande vontade de aprender e se superar, o que faz dessa escolha a mais adequada”, declarou Bap.
Segundo o presidente, a escolha foi resultado de um processo minucioso, que incluiu conversas com outros treinadores e diretores técnicos. “Conversamos com outros técnicos, esse era o processo. Também falamos com outros diretores. Acho que as decisões foram bem conduzidas, e o Flamengo estará em ótimas mãos”, afirmou.
Luiz Eduardo Baptista comandará o Flamengo no triênio 2025-2027. Apesar de sua candidatura ter representado a oposição, o empresário de 64 anos já acumula experiência na política do clube, tendo ocupado cargos importantes em gestões anteriores.
FILIPE LUÍS CONTINUA E JOSÉ BOTO É O NOVO DIRETOR! 🔴⚫
Bap, novo presidente do Flamengo, já adiantou a informação no início da coletiva! Gostou? pic.twitter.com/0axFKrXeGC
— TNT Sports BR (@TNTSportsBR) December 18, 2024
Desafios financeiros e necessidade de ajustes
Bap também abordou a situação financeira do Flamengo, destacando um desequilíbrio no caixa do clube causado pelo descasamento entre compras e vendas de jogadores.
“É verdade que a situação de caixa foi afetada, mas isso não significa que o Flamengo não possa fazer novas aquisições. O clube precisa vender mais e vender melhor do que fez até agora. Tivemos um descompasso de quase 20 milhões de euros entre o que compramos e vendemos, agravado pela alta do dólar, que hoje bateu R$ 6,27. Esse cenário exige ajustes para garantir a sustentabilidade.” O presidente reforçou que, embora o momento exija cautela, a situação não compromete a estabilidade do clube.
Projeto do estádio: foco na viabilidade e na saúde financeira
Outro tema de destaque na coletiva foi o projeto do estádio próprio do Flamengo. Bap reforçou o compromisso com a construção, mas destacou que o processo será conduzido com responsabilidade para evitar comprometer a performance esportiva ou gerar um endividamento excessivo.
“Não existe ainda um estudo de viabilidade econômico-financeira. Esse é o projeto da vida do clube, mas será feito no ritmo que a geração de caixa permita, sem prejuízo à performance esportiva. Não podemos repetir erros como os do São Paulo e do Corinthians, que sofreram com endividamentos e quedas de desempenho.”
LEIA MAIS: Flamengo oficializa Arrascaeta como novo camisa 10