Nesta terça-feira, 17, Marta foi homenageada de uma forma bem curiosa. No Fifa The Best, a veterana de 38 anos recebeu a primeira edição do ‘Prêmio Marta’, que prestigia o gol mais bonito da temporada no futebol feminino. Ela desbancou Delphine Cascarino, Marina Hegering, Paulina Krumbiegel, Nina Matejić, Beth Mead, Giuseppina Moraca, Asisat Oshoala, Mayra Pelayo e Trinity Rodman.
O tento em questão balançou as redes no dia 1º de junho, na Arena Pernambuco, quando a Seleção Brasileira vencia a Jamaica por 3 a 0. No lance, aos 45 do segundo tempo, Marta recebeu a bola, driblou a zagueira Sampson e conseguiu uma finalização cruzada, com a perna canhota, no canto esquerdo da goleira.
Vale destacar que Marta é figurinha carimbada no Fifa The Best. A jogadora foi a mulher que mais venceu na principal categoria, com seis troféus em sua prateleira, de: 2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018. Entre os homens, Lionel Messi se sagrou como melhor jogador do ano pela premiação em oito ocasiões.
Ver essa foto no Instagram
Sobre o Fifa the Best
É importante ressaltar que o Fifa The Best, ao lado da Bola de Ouro, é a principal premiação do futebol no mundo. Os troféus chegaram a se unificar entre 2010 e 2015, mas seguiram rumos divergentes em 2016. A avaliação considera o período entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024.
A entidade máxima do futebol leva em conta a perspectiva de quatro júris: capitães das seleções, técnicos dessas equipes, jornalistas dos países afiliados, e torcedores do mundo todo. Além de cada grupo ter o mesmo peso (25%), o The Best é mais bem distribuído do que o badalado Ballon d’Or.
O Prêmio Marta é a correspondência feminina do Puskás. Neste ano, o ganhador foi o espanhol Alejandro Garnacho, que veste a camisa do Manchester United no futebol inglês.