O Brasileirão teve um campeão inédito no século, briga pelo rebaixamento muito acirrada até a última rodada e o mesmo para a classificação para a Libertadores. Apesar de tudo isso, o ano de 2024 não foi dos grandes artilheiros. Com dois jogadores com 15 gols marcados, a competição teve o índice mais baixo desde 2016, quando houve empate triplo na artilharia, com 14 tentos.
Nessa última edição, Yuri Alberto, do Corinthians, e Alerrandro, do Vitória, dividiram a artilharia da competição. Representando dois clubes que ficaram fora dos quatro primeiros, os goleadores contaram com arrancadas nas rodadas finais para garantir esse prêmio tão importante. Porém, qual o motivo do número de gols ter caído tanto?
Por que os artilheiros marcaram pouco no Brasileirão em 2024?
Em 2023, o artilheiro do Brasileirão foi Paulinho, do Atlético-MG, com 20 gols. Nesta temporada, o atacante terminou a competição com apenas oito gols, dado o foco dividido do Galo com outras competições. Nesse mesmo ritmo, é interessante observarmos a queda de rendimento dos outros goleadores das edições passadas.
Ver essa foto no Instagram
Em 2022, Germán Cano marcou 26 gols e foi o artilheiro do Brasileirão. Nesse ano, com o Fluminense brigando para não cair e com menos espaço no elenco, o argentino terminou com apenas quatro gols. Gabigol, por exemplo, duas vezes na liderança da artilharia do Brasil, também balançou a rede apenas quatro vezes pelo Flamengo, em ano atípico com menos oportunidades.
Além da má fase dos últimos artilheiros, o Campeonato Brasileiro contou com times com o protagonismo muito dividido nas primeiras colocações. Botafogo e Palmeiras, por exemplo, foram donos de dois dos três melhores ataques da competição, mas com uma artilharia muito dividida entre seus principais jogadores. Por essa razão, Yuri Alberto e Alerrandro, que jogam em times que fizeram um bom segundo turno, despontaram e ficaram com essa premiação dividida.