O Botafogo, campeão do Campeonato Brasileiro de 2024, foi o grande protagonista do prêmio Bola de Prata ESPN, com cinco jogadores na seleção ideal. A premiação, realizada nesta segunda-feira (9) em São Paulo, também destacou o jovem Estêvão, do Palmeiras, como o jogador mais jovem a conquistar o troféu e o prêmio de revelação do campeonato.
A escalação da seleção do Bola de Prata foi montada no esquema 4-4-2 e contou com representantes de cinco clubes: Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro e Internacional.
Seleção do Bola de Prata 2024 – Brasileirão Masculino
- Goleiro: John (Botafogo)
- Laterais: Bernabei (Internacional) e William (Cruzeiro)
- Zagueiros: Bastos (Botafogo) e Gustavo Gómez (Palmeiras)
- Volante: Marlon Freitas (Botafogo)
- Meias: Alan Patrick (Internacional), Savarino (Botafogo), Rodrigo Garro (Corinthians)
- Atacantes: Luiz Henrique (Botafogo) e Estêvão (Palmeiras)
O Botafogo se destacou com presença em quase todas as posições, exceto nas laterais, consolidando o domínio alvinegro na temporada.
Estêvão faz história no Bola de Prata
Com apenas 17 anos, sete meses e 15 dias, Estêvão, do Palmeiras, se tornou o jogador mais jovem a vencer o prêmio Bola de Prata e ainda foi eleito a revelação da competição. Ele superou marcas históricas, como a de Endrick, também do Palmeiras, que no ano anterior foi eleito revelação, mas sem entrar na seleção da premiação.
A BOLA DE OURO É DELE! 🏆👏 Estêvão fez um Brasileirão EXCEPCIONAL e levou a Bola de Ouro no Prêmio ESPN Bola de Prata Aposta Ganha.#BolaDePrataESPN pic.twitter.com/saP4ZBqpMh
— SportsCenter Brasil (@SportsCenterBR) December 9, 2024
Yuri Alberto e Alerrandro dividem artilharia
Com 15 gols cada no Brasileirão, os atacantes de Corinthians e Vitória foram os premiados. Yuri fez história na arrancada de nove vitórias seguidas do Timão. Após um começo de ano terrível, o camisa 9 fez oito gols nessa sequência.
Alerrandro, por sua vez, foi fundamental na classificação do Leão à Copa Sul-Americana. De quebra, o centroavante ainda levou o prêmio de gol mais bonito, por sua bicicleta de fora da área contra o Cruzeiro.
YURI ALBERTO, ARTILHEIRO E BOLA DE PRATA! ⚫⚪
Parabéns, Yuri Alberto, por conquistar o troféu Bola de Prata como artilheiro do Brasileirão 2024. O Prêmio ESPN Bola de Prata chega à sua 55ª edição, sendo uma das premiações mais tradicionais do futebol brasileiro!… pic.twitter.com/2sBEnN1bu3
— Corinthians (@Corinthians) December 9, 2024
Melhores técnicos: Artur Jorge e Lucas Piccinato
O técnico português Artur Jorge, do Botafogo, recebeu o Troféu Telê Santana como melhor técnico do Brasileirão masculino, superando nomes como Abel Ferreira (Palmeiras) e Roger Machado (Internacional). Já no Brasileirão feminino, o destaque foi Lucas Piccinato, do Corinthians, eleito o melhor treinador da temporada.
Seleção do Bola de Prata – Brasileirão Feminino
- Goleira: Carlinha (Corinthians)
- Defensoras: Kati Fernandes (Internacional), Daniela Arias (Corinthians), Luana Sartorio (Corinthians), Tamires (Corinthians)
- Meias: Vitória Yaya (Santos), Duda Sampaio (Corinthians), Micaelly (Ferroviária), Vic Albuquerque (Corinthians)
- Atacantes: Gabi Portilho (Corinthians), Amanda Gutierres (Internacional)
O Corinthians, campeão do Brasileirão Feminino, também dominou com cinco atletas na seleção ideal.