Nesta quinta-feira, 5, o Mundial de Clubes de 2025 teve seus grupos definidos. O novo modelo de competição intercontinental entre os times será sediado nos Estados Unidos, e a cerimônia realizada pela Fifa aconteceu em Miami. O grupo A reservou um duelo muito interessante para o futebol brasileiro, o encontro de Palmeiras com o Inter Miami, de Lionel Messi.
Como equipe do país-sede, o Inter Miami se classificou para o Mundial de Clubes na penúltima vaga, apenas antes do Botafogo, que assegurou vaga após título da Libertadores. Pela primeira vez em sua carreira, Lionel Messi irá enfrentar o Palmeiras. Contudo, o argentino tem um histórico de confrontos contra clubes brasileiros, inclusive em torneios mundiais.
Lionel Messi nunca perdeu para times brasileiros
O confronto mais emblemático de Lionel Messi contra um clube brasileiro foi diante do Santos, na final do Mundial de Clubes de 2011. Após a conquista da Champions League, a segunda sob o comando de Pep Guardiola, o Barça encarou o Santos de Muricy Ramalho, que tinha conquistado o tricampeonato da Libertadores, diante do Peñarol.
Ver essa foto no Instagram
Na grande final, em duelo que marcou o primeiro encontro por clubes entre Neymar e Messi, o Peixão não teve chances contra o Barcelona. O argentino marcou duas vezes e, contando com os espanhóis Xavi e Fabregas, o clube catalão goleou os brasileiros por 4 a 0. Com o resultado e a atuação, o camisa 10 foi eleito o melhor jogador do torneio.
Esse foi o único jogo oficial entre Lionel Messi e um clube brasileiro, mas o argentino encarou o próprio Santos, em amistoso para a despedida de Neymar, e a Chapecoense, em jogo festivo após a tragédia de 2016. O reencontro contra o Peixão terminou com uma goleada histórica de 8 a 0, e o Barça também venceu a Chape, por 5 a 0, ambos os jogos com gols do craque argentino.