A chegada de Gabriel Bortoleto ao grid da F1 traz esperança aos espectadores brasileiros. Pela primeira vez desde Felipe Massa, em 2017, o país verde e amarelo terá um representante em assento titular na elite do automobilismo global. Em 2025, o piloto de 20 anos vai defender a Sauber, ao lado de Nico Hulkenberg. Para celebrar o fato, o SportBuzz relembra as últimas cinco vitórias tupiniquins na categoria!
O Brasil na F1 antes de Gabriel Bortoleto
GP de Monza 2009
Rubinho Barrichello foi o último brasileiro a subir no ponto mais alto do pódio pela F1. Em 2009, ele conquistou o GP de Monza com a Brawn. Largando da 5ª posição, o piloto conseguiu uma dobradinha com Jenson Button, precisando de uma única troca de pneus.
GP da Europa 2009
À época, Rubinho conquistava a 10ª vitória de sua carreira, também com a Brawn. O palco da decisão foi Valência, na Espanha. Além de ter sido o primeiro triunfo do ano, o feito foi o 100º entre brasileiros na elite do automobilismo. Lewis Hamilton (McLaren) e Kimi Raikkonen (Ferrari) completaram o pódio.
Ver essa foto no Instagram
GP de Interlagos 2008
Conduzindo sua Ferrari, Felipe Massa saiu vitorioso de uma forma especial: com o calor de casa, no GP do Brasil. O ‘mandante’ largou da pole position e assegurou o 1º lugar em São Paulo. Fernando Alonso (Renault) e Kimi Raikkonen vieram logo na sequência.
GP da Bélgica 2008
A corrida foi marcada, principalmente, pela disputa acirrada entre Hamilton e Raikkonen. No entanto, o britânico recebeu uma punição por cortar a chicane e ganhar vantagem. A McLaren recorreu, porém, a vitória foi para as mãos de Massa.
GP da Europa 2008
Sendo a 12ª etapa da temporada, Felipe ficou à frente de Lewis Hamilton e Robert Kubica (BMW Sauber). Vale pontuar que o brasileiro não somente ganhou a corrida como também conseguiu a volta mais rápida, completada em 1min38s708.
BÔNUS: GP da Alemanha 2010
Além disso, Massa esteve perto de ganhar a etapa alemã da temporada de 2010, mas um pedido da Ferrari o impediu de faturar a 1ª colocação. Sob o código “Alonso is faster than you” (“Alonso é mais rápido do que você”), já que ordens de equipe eram proibidas à época, o brasileiro cedeu a liderança ao colega espanhol.