O Fluminense está brigando contra o rebaixamento e pode confirmar sua permanência na Série A do Brasileirão nesta quinta-feira, 5. Em jogo contra o já rebaixado Cuiabá, o Tricolor Carioca depende de uma vitória simples no Maracanã, às 20h (horário de Brasília), para se livrar de qualquer chance de cair para a segunda divisão.
A campanha do Fluminense no Brasileirão não foi nada animadora e os tricolores passaram grande parte do campeonato na zona de rebaixamento, ou muito próximo do risco. A trajetória do Tricolor de 2024 lembra muito o drama que o clube carioca passou em 2009, quando também viveu nessa situação adversa. Porém, há 15 anos, o Time de Guerreiros respondeu e evitou o descenso. Relembre como foi!
Fluminense teve arrancada histórica em 2009
Em 2009, um ano após chegar na final da Libertadores, o Fluminense não teve um ano de destaque no Campeonato Brasileiro. Conciliando a disputa da competição nacional com a Sul-Americana, o Tricolor se deslumbrou com a oportunidade de um título internacional, mas perdeu para a LDU na grande final, assim como tinha acontecido no principal torneio da América do Sul, em 2008.
Ver essa foto no Instagram
Dessa forma, na 24ª rodada do Brasileiro, o Flu tinha conquistado apenas 18 pontos e, com uma sequência complicada pela frente, o time foi apontado como praticamente rebaixado. Prognósticos apontavam até 99% de chance do clube cair para a Série B. Porém, com uma arrancada memorável, com destaque para as últimas 11 rodadas, o Tricolor Carioca foi atrás do improvável.
Com uma sequência de invencibilidade e com vitórias consecutivas, o Fluminense deixou a zona de rebaixamento e chegou na 38ª rodada na 16ª colocação. Em duelo direto com o Coritiba, que brigava para deixar o Z4, o elenco, que ficou conhecido como Time de Guerreiros, segurou um empate no Couto Pereira e, com 46 pontos, livrou o Tricolor Carioca do rebaixamento.