O fim de temporada da MotoGP vive um grande momento de indefinição. Com a briga pelo título em aberto, as duas últimas provas estão nos holofotes. A situação, porém, não é fácil. Isso porque a disputa decisiva estava marcada para acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro, em Valencia, na Espanha. Mas acontece que a cidade ainda se recupera após uma das maiores enchentes da história do país.
Até a última quinta-feira, 31, a organização da MotoGP havia confirmado a realização da última etapa da temporada. Mas a ideia não caiu bem para um dos favoritos ao título. Em entrevista durante a penúltima prova do ano, Francesco Bagnaia deixou claro que aceita perder o troféu de campeão, mas que não participaria da corrida. A declaração do italiano colocou em dúvida a confirmação ou não do calendário inicial.
MotoGP vive momento de dúvida
“Depende de onde for feito, porque não creio que seja certo correr em Valencia, de qualquer forma. Espero sinceramente que tenham em conta que eticamente, com o que está acontecendo, não é a situação correta. Mesmo que custe não ganhar o título, não estou disposto a correr em Valencia“, avisou Francesco Bagnaia em entrevista na Malásia, local da penúltima prova da temporada.
Atualmente, Francesco ocupa a segunda posição no campeonato. O italiano tem 436 pontos contra 453 do espanhol Jorge Martin. Diante do imbróglio, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) se pronunciou através de seu presidente Jorge Viegas. Porém, a declaração do dirigente deu a entender que a decisão da MotoGP seria mesmo realizada na cidade de Valencia, que teve mais de 200 mortes confirmadas.
Pressão fez efeito
Nesta sexta-feira, 01, diante da pressão de Francesco Bagnaia, a MotoGP adiou a realização da última etapa em Valencia. A organização, no entanto, ainda não confirmou a nova data para encerrar a temporada e conhecer o grande campeão de 2024. “Depois de avaliar cuidadosamente o potencial impacto positivo das corridas de MotoGP em Valencia em datas adiadas versus garantir que nenhum recurso seja desviado dos esforços de recuperação… o campeonato e as autoridades locais foram obrigados a cancelar o GP de Valencia de 2024”.