Nesta quarta-feira, 30, Peñarol x Botafogo terminou com uma vitória dos uruguaios por 3 a 1 mas o Glorioso conquistou a tão sonhada classificação para a final da Libertadores. O clube brasileiro tinha uma vantagem muito confortável no placar agregado, mas deixou perder o controle do jogo, que teve duas expulsões, e correu perigo. O jogo que teve polêmicas fora de campo, refletiu no embate duro dentro das quatro linhas.
A partida começou e, como era esperado, o Peñarol colocou uma pressão enorme desde os primeiros minutos. Precisando reverter uma desvantagem de cinco gols, o clube uruguaio se jogou ao ataque para buscar o resultado. Nos primeiros 20 minutos, o Botafogo se segurou bem e, mais do que isso, quase marcou com Alex Telles, que cobrou ótima falta.
Peñarol x Botafogo teve duas expulsões
No entanto, em uma finalização muito feliz de Baez, o Peñarol abriu o placar aos 31’. O golaço dos uruguaios levantou o ânimo da equipe, que no minuto seguinte quase ampliou, mas parou na trave da meta defendida por John. Até o término do primeiro tempo, os mandantes continuaram a pressão, mas não conseguiram diminuir a desvantagem. Intervalo! 1 a 0.
Intervalo de jogo: Peñarol 1 x 0 Botafogo. O Fogão vai avançando à final da Conmebol Libertadores! #VamosBOTAFOGO
📸 Vítor Silva/ BFR pic.twitter.com/Obk92ZTrb3
— Botafogo F.R. (@Botafogo) October 31, 2024
Na volta para a segunda etapa, o Peñarol voltou para campo com um jogador a menos e um goleiro diferente. Isso porque, após o apito final do primeiro tempo, Aguerre se desentendeu com John e pisou o pé do arqueiro botafoguense. Perto do ocorrido, o árbitro da partida prontamente expulsou o uruguaio, que facilitou a vida do Botafogo.

Apesar da superioridade numérica, o Fogão não conseguiu aproveitar muito bem dentro de campo. Aos 10’, os cariocas tiveram um pênalti assinalado, mas o árbitro retirou após revisão do VAR. Baez, assim como fez no primeiro tempo, marcou mais um belo gol, aos 20’. O Botafogo teve um expulso, após dois cartões seguidos para Mateo Ponte. Os uruguaios continuaram pressionando e os cariocas segurando.
Na reta final da partida, Marlon Freitas tabelou com Thiago Almada em contra-ataque rápido e o argentino marcou o gol que parecia dar a classificação para o Glorioso. O time realmente se classificou, mas ainda sofreu um gol imediato de Facundo Batista. Mesmo com a vitória, o Peñarol caiu na semifinal e o Fogão seguiu para a decisão continental. Fim de jogo! 3 a 1.