A tarde desta quinta-feira, 24, contou com uma grande perda para o esporte brasileiro ao confirmar a morte do ex-boxeador José Adilson Maguila, aos 66 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila sobre o ex-atleta, que marcou história na modalidade de combate com números relevantes e título mundial no currículo.
No total, o brasileiro tem 85 lutas na carreira, com 77 vitórias conquistadas e muitos títulos neste período, como o Mundial pela Federação Mundial de Boxe em 1995, que era uma entidade contestada à época. Peso-pesado, Maguila tem em seu retrospecto 68 vitórias por nocaute e 17 anos de lutas profissionais que o levaram a contrair a doença que causou seu falecimento.
RIP Maguila. Essa é minha foto favorita dele: no aniversário da Ana Maria Braga, ao lado da Shakira. pic.twitter.com/d0El7GrSCY
— Rolê Aleatório (@rolealeatorio) October 24, 2024
Há alguns anos, o sergipano foi diagnosticado com encefalopatia traumática crônica (ETC), que teria sido provocada por sua atuação no boxe, com diversos golpes e lesões na cabeça. Nas redes sociais, o companheiro de profissão Acelino Popó Freitas fez questão de publicar suas lamentações pela notícia: “Descanse em paz meu eterno campeão”.
Entre suas principais lutas da carreira, Maguila enfrentou Evander Holyfield e George Foreman, sendo nocauteado nas duas oportunidades. Mesmo assim, o combate contra o primeiro citado é considerado histórico até os dias atuais, em que o brasileiro dominava até um erro fatal que ocasionou um nocaute impressionante do adversário.