Horas antes da semifinal da Libertadores entre Botafogo e Peñarol, um confronto violento envolvendo dezenas de torcedores do time uruguaio aconteceu na orla do Recreio, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O incidente ocorreu por volta das 12h desta quarta-feira (23) e foi marcado por cenas de vandalismo e confrontos com policiais militares e transeuntes.
Segundo o RJ TV, os torcedores, muitos com o rosto coberto, utilizaram paus, pedras e garrafas como armas. Um carrinho utilizado para armazenar barracas e cadeiras de praia foi saqueado, e os objetos foram transformados em instrumentos de ataque.
Para conter o tumulto, a polícia lançou bombas de efeito moral, mas a multidão uruguaia, em maior número, resistiu. Por determinação das autoridades, os torcedores do Peñarol foram escoltados para fora da cidade.
Os comerciantes da região também foram alvo de saques, e mais cedo, um torcedor uruguaio foi preso por furtar um celular de um quiosque. Câmeras de segurança registraram o momento do crime. O infrator foi levado para a 42ª DP e posteriormente encaminhado à 16ª DP. Além dos danos a barracas, carros e motos estacionados na área também foram vandalizados.
Peñarol avisa a todos los grupos de hinchas que la gente no vaya al punto de encuentro fijado.
Peñarol va a intentar fijar otro lugar y otro punto para que vayan los omnibus.
Que el que pueda llegue por su cuenta a la cancha 3 horas antes del partido y sin ir con cosas de… pic.twitter.com/tjQWIxETFL— Roberto Moar (@Roberto_Moar) October 23, 2024
Curiosamente, nenhum torcedor do Botafogo foi visto nas imagens durante a confusão. O grupo de torcedores do Peñarol chegou ao local em três ônibus de turismo, que ficaram estacionados nas proximidades. A Av. Lúcio Costa, principal via da orla, foi fechada várias vezes entre 12h e 12h40 devido à aglomeração dos torcedores no asfalto.
Este tipo de incidente envolvendo torcedores do Peñarol não é novidade no Rio. Em setembro, outro conflito ocorreu na Praia da Macumba, nas proximidades do ocorrido desta quarta-feira. Em 2019, cerca de 100 torcedores do Peñarol foram detidos após uma briga na orla do Leme, Zona Sul da cidade, que resultou na morte de um torcedor do Flamengo.