A Federação Internacional de Tênis anunciou mudanças nas regras do jogo no esporte profissional nesta quarta-feira, 23, em decisões polêmicas que geraram críticas de atletas. A principal medida será a permissão para que treinadores e jogadores se comuniquem em qualquer momento da partida, exceto enquanto a bola estiver em jogo.
Esta e outras determinações começam a ser válidas a partir do primeiro dia de 2025, mas gerou grande crítica do número 6 do ranking ATP, Taylor Fritz, dos Estados Unidos: “Será que poderíamos parar de estragar o aspecto estratégico/mental individual do esporte POR FAVOR?”, falou o atleta sobre o tema em questão.
TAYLOR FRITZ REACHES HIS MAIDEN GRAND SLAM SEMIFINAL ON HOME SOIL! 🇺🇸 pic.twitter.com/EmaHC2GFOO
— US Open Tennis (@usopen) September 3, 2024
Vale ressaltar que a possibilidade de comunicação entre comandante e comandados durante o jogo vem sendo testada desde 2017. Segundo a própria Federação, foi importante para recolher informações, de todas as partes, sobre os prós e contras de uma possível mudança na regra que não permitia assim fazê-lo. Entre os torneios que a medida foi testada, estiveram os quatro Grand Slams principais da temporada, sendo eles, o Australian Open, Wimbledon, Roland Garros e o US Open.
As mudanças foram votadas pelo conselho de membros da ITF na Assembleia Geral Anual em Hong Kong, no último dia 17, mas foram anunciadas apenas nesta quarta, 23, por meio das redes sociais. Segundo a própria Federação, a medida tem como objetivo alinhar os tipos de abordagens permitidas aos técnicos e diminuir as responsabilidades dos árbitros em relação à postura dos treinadores.
Como citado anteriormente, outras medidas foram alteradas na reunião em questão, como a permissão ao acesso de estatísticas por parte dos jogadores ainda durante a partida. Além disso, em disputas por equipes, como a Laver Cup, principal torneio de países no tênis, os capitães das equipes podem se comunicar com quem estiver em quadra, em momentos estipulados pela organização da modalidade.