Após grande polêmica com a mudança de datas das semifinais da Copa do Brasil, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, comentou pela primeira vez sobre o assunto. Em fala após o jogo da Seleção Brasileira, o mandatário contou como foi o processo de tomada de decisão para que as partidas decisivas fossem realizadas alguns dias depois do que foi programado inicialmente.
“Essa parte de competições é tocada pela diretoria de competições. A partir do momento em que houve as notificações da Conmebol com relação à data, o Julio (Avellar, diretor) e o departamento de competições falaram com todos os clubes. Mesmo sabendo que a CBF tem a prerrogativa por conta do regulamento geral de competições, por conta do estatuto, da própria Constituição Federal, ela gosta de ouvir e ouviu os quatro clubes e definiu pela situação, mesmo tendo dois a favor e dois contra”, admitiu Ednaldo.
“A CBF gosta de ouvir. E ouviu os quatro clubes”.
Com vocês, a grande explicação do presidente da CBF sobre a alteração das datas na Copa do Brasil.
— Pedro Ramiro (@_pedroramiro) October 16, 2024
Vale ressaltar que Flamengo e Atlético-MG foram a favor da escolha da entidade, enquanto Corinthians e Vasco se mostraram contra. Ainda sobre o assunto, o presidente seguiu explicando os motivos da decisão da forma que foi tomada, afirmando querer manter a imparcialidade para que aconteça o melhor para o futebol brasileiro.
“Temos os filiados sempre como parceiros, a CBF jamais vai litigar contra filiados, respeita o posicionamento de cada um, mas ela também tem a sua posição em relação àquilo que é o melhor para o futebol brasileiro de uma forma que seja imparcial, como assim aconteceu”, completou o presidente ainda no estádio Mané Garrincha, após vitória do Brasil por 4 a 0 sobre o Peru.
Após a divulgação das mudanças, Corinthians e Vasco buscaram apelar para o STJD, mas tiveram os pedidos negados por unanimidade. Sendo assim, o Cruzmaltino enfrenta o Atlético-MG no próximo sábado, 19, enquanto o Timão terá o Flamengo no domingo, 20. Os dois citados primeiro jogam em casa e tem desvantagem de um gol para reverter no segundo confronto.