O Mundial de Clubes de 2025, que será realizado em um novo formato com 32 equipes, tem gerado controvérsia e críticas no cenário do futebol internacional. O presidente de La Liga, Javier Tebas, expressou sua insatisfação com o torneio e pediu publicamente para que a Fifa retire o evento do calendário esportivo.
Durante um fórum sobre o futebol europeu, organizado pela União de Clubes Europeus em Bruxelas, Tebas foi enfático ao apontar que o Mundial de Clubes não desperta o interesse dos jogadores e não possui o apoio esperado em termos de patrocinadores e direitos de transmissão.
“Quero fazer um pedido ao Infantino e à FIFA em relação ao Mundial de Clubes. Vocês sabem que não venderam os direitos de transmissão do orçamento que fizeram para esse Mundial de Clubes. Não tem os patrocínios que tinham sido orçados. Vocês sabem que as ligas e o sindicato dos jogadores não querem esse Mundial. Tirem esse Mundial de Clubes do calendário”, declarou Tebas, criticando abertamente a organização do torneio.
As preocupações de Tebas ecoam entre os atletas. Kevin De Bruyne, estrela do Manchester City e da seleção da Bélgica, já se posicionou contra a realização do evento. De Bruyne criticou tanto a Fifa quanto a Uefa por aumentarem o número de competições, sobrecarregando o calendário e reduzindo o tempo de descanso e pré-temporada dos jogadores.
💥 Tebas, Presidente de LaLiga, ataca a Infantino y le pide que retire el nuevo Mundial de Clubes
➡️ Derechos TV sin vender
➡️ Sin patrocinadores
➡️ Las grandes ligas no quieren el nuevo torneo💰 Promesa de 50M€. Ayudaría mucho a los clubes africanos
— ÁFRICA FUTBOLERA (@AfricaFutbolera) October 15, 2024
O Mundial de Clubes de 2025 está agendado para ocorrer entre 15 de junho e 13 de julho. Com o novo formato, inspirado na Copa do Mundo, 32 equipes participarão. Dentre elas, 12 times europeus, incluindo o Manchester City, e três brasileiros: Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Das 32 vagas, 30 já estão definidas, restando apenas o representante dos Estados Unidos, país-sede do torneio, e o campeão da Libertadores de 2024.