O Flamengo oficializou a demissão de Tite na manhã de segunda-feira, 30 de setembro, mesmo após a vitória sobre o Athletico-PR. Apenas 11 dias depois, um dos membros da comissão técnica finalmente se pronunciou. Matheus Bachi, filho e auxiliar do treinador, utilizou as redes sociais nesta sexta-feira para comentar a saída do clube, agradecendo aos funcionários, jogadores e à torcida rubro-negra, afirmando que o Flamengo ocupará “um espaço importante” em sua carreira. Em seu comunicado, Matheus expressou gratidão pela oportunidade de trabalhar em um dos maiores clubes do país:
“Com muito orgulho e gratidão, me despeço de um dos maiores clubes do Brasil e do mundo. Foi um prazer enorme fazer parte dessa história tão rica, trabalhar ao lado de profissionais extraordinários e dividir o dia a dia com um grupo de atletas que sempre mostrou garra e comprometimento”, escreveu o auxiliar técnico.
Ele também destacou o apoio dos funcionários e atletas, além da paixão da torcida. “A Nação Rubro-Negra, que sempre esteve ao nosso lado, merece um agradecimento especial por toda a energia e apoio incansável.”
View this post on Instagram
Tite ainda em silêncio
Até o momento, Tite não fez qualquer declaração pública sobre sua saída. Segundo informações, o técnico instruiu sua equipe a aguardar antes de comentar o desligamento. Na última semana, ele e seus auxiliares assinaram a rescisão contratual, com o valor da multa rescisória fixado em R$ 4,8 milhões.
Tite ainda não decidiu seu futuro para 2025 e, assim como após a Copa do Mundo, planeja se reunir com sua comissão técnica para definir os próximos passos. Ele deixou o clube ao lado de seus auxiliares Cléber Xavier, Matheus Bachi, César Sampaio, do preparador físico Fábio Mahseredjian e do analista de desempenho Lucas Oliveira.
A decisão do Flamengo de demitir o treinador veio após a eliminação na Libertadores e o desempenho abaixo do esperado, mesmo com a vitória sobre o Athletico-PR no Campeonato Brasileiro. Durante sua passagem, Tite comandou o Flamengo em 70 jogos, com 42 vitórias, 12 empates e 16 derrotas, atingindo um aproveitamento de 65,7%. Ele também conquistou o Campeonato Carioca de forma invicta.
Filipe Luís assume como técnico do Flamengo
Com a saída de Tite, o Flamengo optou pela efetivação de Filipe Luís, ex-jogador e ídolo do clube, que comandava o time sub-20. Sua estreia foi promissora, com uma vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã. Já no Brasileirão, Filipe Luís conquistou sua primeira vitória ao bater o Bahia por 2 a 0, na Fonte Nova.
A expectativa agora recai sobre o trabalho de Filipe Luís, que assumiu a difícil missão de conduzir o Flamengo em uma temporada cheia de desafios, enquanto o clube busca retomar o caminho das vitórias.