Iga Swiatek segue sendo a melhor tenista do mundo na atualidade. Há mais de 100 semanas como a número 1 do ranking da WTA, a polonesa corre o risco de perder o posto ao final da temporada, com uma sequência de desistências e o crescimento de rendimento de Aryna Sabalenka, a jogadora vê sua posição em risco.
Recentemente, Swiatek anunciou que não irá disputar o WTA 1000 de Pequim. “Por questões pessoais, sou forçada a me retirar do torneio de Pequim. Sinto muito, pois me diverti muito jogando e vencendo este torneio no ano passado e estava realmente ansiosa para voltar. Sei que os fãs verão um ótimo tênis lá e lamento não poder fazer parte disso desta vez”, comunicou a número 1.
Há poucos dias, a polonesa também deixou de participar do WTA 500 de Seul e, além disso, não irá competir pela Polônia na final da Billie Jean King Cup em novembro. Iga está planejando uma folga durante a temporada até o WTA Finals. Inclusive, a tenista já criticou o longo calendário do tênis atual.
Bronca de Swiatek com o calendário
“Não vai acabar bem. Isso torna o tênis menos divertido para nós. Eu amo jogar em todos esses lugares, mas é bem exaustivo e a maioria das jogadoras da WTA diria isso a você, especialmente quando você está jogando em alto nível”, disse a tenista.

Na ausência da número 1, Aryna Sabalenka tem uma grande chance de encurtar pela metade a diferença de pontos com a polonesa. Atualmente na segunda colocação do ranking, a bielorrussa pode encaminhar uma colocação após o WTA de Pequim e buscar a liderança no Finals.