A partir do próximo ano, o calendário internacional do vôlei vai mudar. Agora o mundial de vôlei será disputado 2 vezes por ciclo olímpico, sempre nos anos ímpares. Na última semana, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) sorteou os grupos do torneio de 2025, que será realizado nas Filipinas, com o Brasil em busca do seu quarto título.
Em um novo formato, o Mundial de Vôlei Masculino agora terá 32 times. Primeiramente, classificaram-se os três primeiros colocados dos Campeonatos Continentais de 2023, o país sede e o atual campeão do mundo. As outras 15 vagas foram preenchidas pelos 15 melhores times no ranking mundial que ainda não estavam classificados.
Grupo do Brasil no próximo mundial de vôlei masculino
Sétimo colocado do ranking mundial após os Jogos Olímpicos de Paris, o Brasil entrou no sorteio já sabendo que seria cabeça de chave do grupo H. A Seleção Brasileira enfrentará Sérvia, República Checa e China na primeira fase da competição. O regulamento é simples: os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as oitavas de final. E a partir daí é o tradicional mata-mata, até a definição de um novo campeão mundial de vôlei masculino.
Como funciona o novo formato do mundial de vôlei masculino?
O novo formato do Campeonato Mundial de Vôlei Masculino busca aumentar a competitividade e a participação de mais nações no torneio. Sendo assim, os seguintes critérios foram adotados para a qualificação das equipes:
- Três primeiros colocados dos Campeonatos Continentais de 2023
- O país sede (Filipinas)
- O atual campeão mundial (Itália)
- Os 15 melhores times no ranking mundial não classificados pelos critérios anteriores
Com esta nova configuração, mais seleções terão a oportunidade de se enfrentar em uma das maiores competições de vôlei do mundo, intensificando a disputa e promovendo o esporte em âmbito global.
Quais são as expectativas para o Brasil no mundial de vôlei masculino de 2025?
O Brasil, tradicional força no voleibol mundial, entrará em quadra com grandes expectativas. Com três títulos mundiais em sua história, a Seleção se prepara para mais um desafio em busca do ouro. Confrontando as equipes de Sérvia, República Checa e China na fase de grupos, os brasileiros terão que mostrar sua força logo de início para avançar às fases eliminatórias.
Além do talento individual de jogadores consagrados, a equipe deverá contar com a experiência do técnico Bernardinho para superar os obstáculos e buscar mais um triunfo internacional. A estratégia de jogo, o foco na defesa e o trabalho em equipe serão fundamentais para alcançar o sucesso desejado.
Grupos do Mundial
Confira como ficaram os grupos para o Mundial de Vôlei Masculino de 2025:
- Grupo A: Filipinas, Irã, Egito e Tunísia
- Grupo B: Polônia, Holanda, Catar e Romênia
- Grupo C: França, Argentina, Finlândia e Coreia do Sul
- Grupo D: Estados Unidos, Cuba, Portugal e Colômbia
- Grupo E: Eslovênia, Alemanha, Bulgária e Chile
- Grupo F: Itália, Ucrânia, Bélgica e Argélia
- Grupo G: Japão, Canadá, Turquia e Líbia
- Grupo H: Brasil, Sérvia, República Checa e China