Memphis Depay, reforço do Corinthians que irá ser apresentado à torcida nesta quarta-feira, 11, na Neo Química Arena, tem um currículo invejável no futebol. Com passagens por PSV, Manchester United, Lyon, Barcelona e Atlético de Madrid, o holandês fez amizade com muitos jogadores de todos os lugares do mundo, e o brasileiro Daniel Alves é um deles.
Companheiros de equipe no Barcelona, em 2022, Memphis e Daniel Alves estreitaram os laços neste período na Catalunha, mas já se conheciam de confrontos anteriores. Entre 2017 e 2021, o atacante atuou pelo Lyon, rival do PSG, clube que o brasileiro defendeu entre 2017 e 2019.
Recentemente, Daniel Alves foi condenado a quatro anos e meio de prisão na Espanha por estupro. Porém, em março de 2024, o brasileiro deixou o regime fechado e passou a cumprir liberdade provisória após o pagamento de uma fiança no valor de 1 milhão de euros, cerca de R$ 6,2 milhões na cotação, por um grupo de amigos.
O jornal espanhol ‘La Vanguardia’ noticiou isso, informando que um jogador de futebol estava envolvido no pagamento. Posteriormente, o ‘TUDN’, canal de mídia mexicano, cravou que Memphis Depay era o atleta presente no grupo que financiou a fiança de Daniel Alves. Porém, um dia depois da publicação, Sébastien Ledure, representante do holandês, desmentiu a história à emissora espanhola ‘Telecinco’.

A grande questão foi uma declaração de Memphis poucos dias antes da soltura de Daniel Alves. Em entrevista ao ‘Marca’, o holandês estava respondendo sobre a situação de Quincy Promes, jogador holandês que foi preso por tráfico de drogas, e acabou citando o brasileiro em uma das respostas. “Benjamin Mendy e Dani Alves também estiveram envolvidos em processos criminais, mas isso não significa que deixem de ser meus amigos”, disse o atacante.
Benjamin Mendy, jogador citado na resposta do novo reforço do Corinthians, foi acusado de tentativa de estupro e, após um longo período de investigações e declarações, foi considerado inocente. Atualmente, o francês atua pelo Lorient, da segunda divisão da França.