Nesta sexta-feira, 6, Gabriel Bandeira fez história pela Paralimpíada de Paris. O atleta faturou a prata nos 100m costas e ficou atrás “apenas” do recordista mundial, o australiano Benjamin Hance, que fez o tempo de 56s52. Com a conclusão em 58s54, o brasileiro, por sua vez, teve o melhor número das Américas.
Completando o top 3, veio o britânico Mark Tompsett, que alcançou o feito em 59s21. Esta foi a terceira medalha somada por Gabriel Bandeira em Paris. Anteriormente, ele chegou ao bronze nos 100 m borboleta S14 e no revezamento 4 x 100 m misto S14.
“É como eu sempre falo: uma raia, uma chance. Aí eu falei ‘é a última prova, vou dar tudo que eu tenho’. De manhã eu não consegui encaixar, conversei com o treinador, fiz uma recuperação boa, uma fisioterapia, uma massoterapia, e aí eu consegui encaixar a prova do jeito que eu queria”, disse.
Além de Gabriel Bandeira…
Alana Maldonado também obteve uma importante medalha em Paris 2024. A judoca faturou o primeiro ouro do país verde e amarelo nesta edição de Paralimpíada. Ela conseguiu o feito ao derrotar a chinesa Yue Wang na categoria de até 70kg, classe J2, voltada para atletas com deficiência visual.