A Fórmula 1 teve uma mudança de última hora no seu grid. Por conta dos resultados abaixo do esperado, Logan Sargeant foi demitido pela Williams, que já anunciou o substituto até o fim da atual temporada. Franco Colapinto, argentino de 21 anos, será o responsável por representar a equipe inglesa em 2024.
No terceiro treino livre do GP da Holanda, Sargeant bateu o carro e perdeu a classificação, que o fez ficar sem pontuação na corrida. Esse episódio foi o que culminou no esgotamento da tolerância da Williams, que já estava ensaiando esse desligamento, que estava previsto para o fim da temporada, já que Carlos Sainz será o novo piloto da equipe em 2025.
Franco Colapinto to race for the remainder of the 2024 season.
— Williams Racing (@WilliamsRacing) August 27, 2024
Williams tentou uma aproximação de Kimi Antonelli, italiano de apenas 18 anos que vem se destacando nas categorias inferiores à F1. No entanto, com a saída iminente de Lewis Hamilton da Mercedes, o jovem é cotado como o substituto favorito da equipe alemã, que fez com que os ingleses desenrolassem as negociações com Carlos Sainz.
Como Sainz ainda tem vínculo com a Ferrari, seria impossível essa antecipação de contrato para a temporada vigente, que fez a Williams depositar suas fichas em Franco Colapinto. Após 23 anos, a Fórmula 1 voltará a ter um piloto titular no seu grid nascido na Argentina. O último representante do país foi Gaston Mazzacane.

“É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams. É disso que os sonhos são feitos. A equipe tem uma história incrível e uma missão de voltar à frente, da qual mal posso esperar para fazer parte. Chegar à F1 no meio da temporada será uma enorme curva de aprendizado, mas estou pronto para o desafio e totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex (Albon) e a equipe para torná-lo um sucesso”, disse Colapinto após o anúncio da Williams.