Dono do Botafogo, o bilionário John Textor está próximo de fechar negócio com o Everton, time da Premier League, de acordo com a imprensa inglesa. Veículos como o “Athletic” e a “Sky Sports” revelaram que Textor tem um período de exclusividade na negociação para a compra do time inglês.
Sendo assim, John Textor terá tempo a mais para buscar um acordo total para comprar o Everton. Farhad Moshiri, atual proprietário do clube com 94,1% das ações, prometeu para John Textor que ele teria a exclusividade na compra.
No entanto, há um problema nas negociações. John Textor tem participação no Crystal Palace, outro time da Premier League. A competição, por sua vez, proíbe que um grupo ou empresário seja dono de dois ou mais clubes na mesma divisão. Neste caso, o Eagle Football Holding, comandado por Textor, tem 45% de participação.
Após não conseguir ampliar sua participação no Crystal Palace, o dono do Botafogo busca outra equipe inglesa para fazer um investimento. Seu desejo era de se tornar sócio majoritário do clube, no entanto, esbarrou na resistência de Steve Parish, Josh Harris e David Blitzer, outros donos do time de Liverpool. Em 2021, ele investiu cerca de 86 milhões de libras para comprar 40% do Crystal Palace.
Farhad Moshiri, dono do Everton, procura novos compradores após oito anos diante do controle do clube. A 777 Partners, grupo que controlava a SAF do Vasco, tentou efetuar a compra, mas sem sucesso. A Eagle Football Holding é dona do Botafogo (Brasil), RWD Molenbeek (Bélgica), Lyon (França) e o Crystal Palace (Inglaterra).
🚨John Textor calling out corruption
Everton need an owner that’s going to defend us no matter what.
Up the John Textor Toffees.
— Lea (@Lea_EFC) August 15, 2024