As águas do Rio Sena têm sido objeto de muita discussão na Olimpíada de Paris, até mesmo antes do início dos Jogos. Preparado para receber as provas do triatlo e da maratona aquática, o cartão-postal da capital francesa preocupa e levou ao adiamento de algumas competições. No momento, o assunto é o nível de contaminação, especialmente após as chuvas da última semana.
O triatlo, por exemplo, é uma prova que demanda uma sequência de treinos de familiarização, principalmente na parte aquática. Porém, essas sessões, que estavam previstas para acontecer no Sena, foram canceladas por dois dias seguidos. Além disso, as provas da modalidade, que estavam previstas para os próximos dias 30 e 31 de julho, ainda não estão confirmadas.
A definição do Comitê Olímpico Internacional só sairá na manhã desta terça-feira, 30, no horário de Paris. Às 4h (23h no horário de Brasília), os atletas e as comissões terão a confirmação da prova. A tendência é que, mesmo que os atletas não tenham treinado no rio, as provas desta semana sejam mantidas. A delegação brasileira de triatlo, por exemplo, tem treinado em piscinas, em Paris.