Nesta segunda-feira, 29, Filipe Toledo foi o primeiro brasileiro a surfar nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos. Nas águas do Taiti, o surfista teve que encarar Reo Inaba, japonês que chegou como a zebra para esse confronto. Porém, em atuação com pouco brilho, o paulista teve prancha quebrada e não avançou às quartas.
A bateria começou com o mar muito pesado e com uma sequência de ondas desperdiçadas. Inaba enfrentou uma onda de grande dificuldade, ameaçou passar pelo tubo, mas caiu e teve sua prancha quebrada. Mesmo assim, o japonês teve uma nota razoável por conta da iniciativa.
Toledo ficou com a preferência, mas continuou esperando para pegar a onda perfeita. Neste meio tempo, Inaba encarou mais uma onda, sem muitas manobras, e contabilizou 5.34 com as duas notas somadas. Quando Filipe foi para a onda, acabou sendo derrubado na saída e, assim como aconteceu com o adversário, teve a prancha quebrada.
Dessa forma, o brasileiro perdeu alguns minutos para pegar um novo equipamento e por ter sido resgatado pela equipe mais próxima. Com sete minutos restantes, Toledo tinha menos de dois pontos somados, apenas uma onda surfada e não contava com a preferência. Filipe precisava de uma onda certeira, com uma nota mediana para assumir a liderança da bateria.

Filipe tentou buscar uma onda mediana, mas não conseguiu ter bom resultado e sua situação ficou ainda mais dramática. Faltando menos de dois minutos, o brasileiro tinha que buscar um 4.17 para avançar às quartas. Nos últimos segundos ele tentou a última esperança, mas não atingiu o resultado esperado e se despediu dos Jogos Olímpicos.