Três dias depois da eliminação do Brasil para o Uruguai, na Copa América, Vinícius Júnior se manifestou pela primeira vez sobre o assunto. Na oportunidade, ele fez questão de pedir desculpas pelos cartões recebidos na competição, que o deixaram de fora da decisão, além de ter projetado o retorno da equipe “ao lugar que merece”.
“Falhei ao tomar dois cartões amarelos evitáveis. Novamente assisti à eliminação do lado de fora. Mas, dessa vez, por culpa minha. Peço desculpas por isso. Sei ouvir as críticas e as mais duras, acreditem, vêm de dentro de casa. Minha trajetória na seleção, felizmente, está só começando. Ao lado dos meus companheiros, terei chance de recolocar nossa Seleção no lugar que merece“, escreveu Vinícius em publicação no Instagram.
ATÉ OS GRINGOS ESTÃO ZUANDO O VINI JR KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pic.twitter.com/m1B8p7I2qq
— Serafim (@Serafim_zx) July 8, 2024
Os dois amarelos recebidos pelo jogador geraram polêmica em todo o país, sendo o primeiro por reclamação na vitória do Brasil sobre o Paraguai, quando o jogo já estava 4 a 1. O segundo foi uma braçada em James Rodríguez, nos primeiros minutos do jogo contra a Colômbia, no jogo final da fase de grupos.
Sem Vinícius Júnior, a Seleção Brasileira enfrentou o Uruguai em um jogo sem grandes oportunidades e inspiração para ambos os lados, permanecendo 0 a 0 até o apito final da arbitragem. Nos pênaltis, Éder Militão e Douglas Luiz desperdiçaram suas cobranças e o Brasil acabou eliminado.

Agora, a equipe volta a se reunir somente para a Data Fifa de setembro, quando retorna à disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O confronto está marcado para o dia 4, contra o Equador, dentro de casa. Na mesma época, também terá que visitar o Paraguai, pela competição.