Depois de meses acumulando casos de racismo no futebol, a Espanha soma sua segunda condenação pelo crime na história. Ambos os atos foram direcionados a Vinícius Júnior, jogador do Real Madrid, sendo o segundo ataque, também tendo Antonio Rüdiger como alvo, por meio de publicação nas redes sociais.
A condenação de oito meses de prisão foi divulgada oficialmente pelo Real Madrid, que confirmou que o criminoso, sem identidade revelada, irá cumprir a pena. No caso do zagueiro alemão, os xingamentos também passaram para intolerância religiosa, também sendo enquadrado neste crime.
Muitos pediram para que eu ignorasse, outros tantos disseram que minha luta era em vão e que eu deveria apenas “jogar futebol”.
Mas, como sempre disse, não sou vítima de racismo. Eu sou algoz de racistas. Essa primeira condenação penal da história da Espanha não é por mim. É por… https://t.co/NdezpJBjF2
— Vini Jr. (@vinijr) June 10, 2024
“O Real Madrid, que junto com Vinicius Junior instaurou ação penal privada no processo, continuará trabalhando para proteger os valores do nosso clube e erradicar qualquer comportamento racista no mundo do futebol e do esporte. O Real Madrid, por último, agradece a colaboração cidadã demonstrada pelo torcedor que, ao detectar os insultos condenados no fórum do jornal Marca, os levou ao conhecimento das autoridades e do nosso clube“, escreveu o clube em nota oficial.