Charles do Bronx vai voltar a disputar o cinturão dos leves no UFC 317. A luta acontece neste sábado, 28, em Las Vegas (EUA). No entanto, terá uma pedreira pela frente: o georgiano Ilia “El Matador” Topuria, que possui um cartel perfeito até aqui, 16 lutas e 16 vitórias. Apesar de estar em ascensão na categoria, o rival do brasileiro enfrentará um adversário muito mais experiente, com sangue nos olhos para recuperar o cinturão que já foi seu.
Ainda assim, o georgiano não parece se intimidar diante do maior finalizador da história do UFC e resolveu provocar. Antes da luta, em uma publicação no X (antigo Twitter), Topuria apareceu treinando posições de solo e transições para finalizações e aproveitou para alfinetar Charles, perguntando aos seus seguidores: “O que vocês preferem: que eu nocauteie ou finalize ele?”
Todo o clima de rivalidade também refletiu nos amantes do UFC. Para a maioria, Ilia Topuria vem sendo apontado como grande favorito. No entanto, a visão de um ex-campeão da organização vai por outro lado. Em vídeo divulgado nas redes sociais, Max Holloway afirmou que as pessoas não podem menosprezar Charles do Bronx em uma disputa de cinturão dos leves.
Ver essa foto no Instagram
“Se Ilia conseguir uma finalização ou um nocaute, isso não me surpreenderia. Se Charles vencer com uma finalização ou até mesmo um nocaute, isso não me surpreenderia. Essa luta está em aberto. Muitas pessoas estão desprezando Charles Oliveira, mas ele cresce quando é azarão. (…) Se eu fosse um homem de apostar, nessa luta, e Charles sendo azarão, quer dizer, Charles Oliveira é um dos melhores lutadores do mundo como azarão“, disse.
Charles do Bronx precisa quebrar jejum incômodo
No entanto, para conseguir o cinturão, Charles terá que quebrar um jejum incômodo para os brasileiros. O Brasil vive uma sequência negativa em lutas principais no UFC, com oito derrotas consecutivas. Confira a lista:
- Amanda Ribas perdeu para Mackenzie Dern;
- Renato ‘Moicano’ foi finalizado por Islam Makhachev;
- Gregory ‘Robocop’ sofreu um nocaute de Jared Cannonier;
- Alex ‘Poatan’ perdeu o cinturão dos meio-pesados (93 kg) para Magomed Ankalaev;
- Diego Lopes foi superado por Alexander Volkanovski;
- Carlos Prates viu sua invencibilidade chegar ao fim contra Ian Machado Garry;
- Deiveson Figueiredo, ex-campeão dos pesos-mosca, perdeu por decisão unânime para Cory Sandhagen;
- Gilbert ‘Durinho’ Burns perdeu para o equatoriano Michael Morales.