O lutador irlandês e ex-campeão do UFC, Conor McGregor, de 36 anos, foi condenado nesta sexta-feira (22) a pagar uma indenização de €250 mil (aproximadamente R$ 1,5 milhão) por danos a Nikita Hand, que o acusou de agressão sexual durante uma festa em Dublin, em dezembro de 2018. A decisão foi tomada por um júri composto por oito mulheres e quatro homens no Tribunal Superior da Irlanda, após mais de seis horas de deliberação.
Nikita Hand relatou que foi agredida sexualmente por McGregor e um outro homem, James Lawrence, em uma cobertura de hotel na capital irlandesa. Durante o julgamento, que durou duas semanas, a defesa de Hand apresentou evidências detalhadas, incluindo fotografias de lesões tiradas em uma unidade de tratamento de violência sexual no dia seguinte ao incidente.
Segundo Hand, ela e uma amiga foram convidadas para a festa privada por McGregor após um evento de confraternização natalina. No local, onde havia consumo de álcool e drogas, ela afirmou que foi levada para um quarto pelo lutador e agredida sexualmente. McGregor, por sua vez, negou as acusações, alegando que a relação foi consensual e afirmando não ter causado os hematomas relatados pela vítima. Lawrence foi inocentado pelo júri das acusações de agressão.
Declaração da vítima
Após o julgamento, Hand expressou sua gratidão pelo apoio recebido ao longo do processo. “Estou emocionada. Estou tocada pelo apoio que recebi de todos. Freya [filha de Nikita] me deu força e coragem nos últimos seis anos, durante esse pesadelo, para continuar lutando por justiça. Quero mostrar a Freya e a todos os outros meninos e meninas que, se algo acontecer com você, você pode se defender – não importa quem seja a pessoa – e a justiça será feita”. “Espero que minha história seja um lembrete de que, não importa o quanto você esteja com medo, fale”, declarou a vítima.
BREAKING: Nikita Hand addresses the media after successfully winning her civil assault case against Conor McGregor. She expressed her relief and thanked supporters.#NikitaHand #ConorMcGregor #BreakingNews pic.twitter.com/nXMhpfycLk
— Virgin Media News (@VirginMediaNews) November 22, 2024
McGregor deixa o tribunal sem comentar
McGregor, conhecido tanto por sua carreira no MMA quanto por polêmicas fora do octógono, deixou o tribunal sem dar declarações. A condenação ocorre em meio a um momento de crescente debate sobre violência sexual e a necessidade de responsabilização de figuras públicas por seus atos.
BREAKING: Conor McGregor refuses to answer questions as he leaves Dublin’s High Court.
A jury in a civil court found the mixed martial arts fighter raped a woman in a Dublin hotel in 2018.
Warning: This video contains flash photography https://t.co/IDDerAtSxZ pic.twitter.com/WRKrSWi6Rk
— Sky News (@SkyNews) November 22, 2024
LEIA MAIS: Ronda Rousey critica imprensa em sua autobiografia: “bando de idiotas”