Charles do Bronx levou a melhor no último final de semana em disputa válida pelo UFC 309. Apesar do susto no último round, o brasileiro derrotou Michael Chandler em luta de revanche, nomeada como a melhor da noite. Em exclusiva ao SportBuzz, Gustavo Arliani, ortopedista e diretor médico da Newon, detalhou a lesão do ‘Leão Embaçado’, bem como o que esperar do seu processo de recuperação.
“Durante um treinamento em outubro o Charles acabou por sofrer uma entorse no joelho, resultando em uma lesão no ligamento colateral lateral do joelho, um ligamento localizado na região externa, tendo um impacto maior principalmente na parte próxima do fêmur, chamada proximal”, iniciou Arliani.
Detalhes sobre a lesão de Charles do Bronx
“Além disso, associado a essa lesão, ele também sofreu um estiramento do tendão poplíteo, que também é uma estrutura estabilizadora da parte de fora/lateral do joelho”. Charles do Bronx se machucou durante a preparação para a luta. No treino, ele realizou um movimento e, com o impacto, já sentiu o joelho estralar e começou a sentir muita dor.

“Esta é uma lesão de certa forma incomum, que limita os movimentos do atleta, já que a sua recuperação não é tão rápida e demanda normalmente de 3 a 4 semanas de imobilização, além de necessitar cirurgia em certos casos quando há lesão associada de outros ligamentos”, complementou.
O tratamento
Em relação aos protocolos adotados para que Charles estivesse disponível para lutar, o profissional da saúde ressaltou: “Acompanhamos o tratamento dia a dia, semana a semana, mesclando treinamento fisioterápico, com musculação e treinamento nos membros superiores, além de descanso, […] diversas técnicas para tentar acelerar a cicatrização dos tecidos e auxiliar na melhora da dor”.
Apesar do cenário, Gustavo destacou que a falta de impacto em outros ligamentos e a estabilidade do joelho do lutador permitiram a possibilidade de um tratamento sem intervenção cirúrgica. “Agora vamos esperar ele voltar dos Estados Unidos para realizar uma nova avaliação do joelho, entender como ficou a lesão após a luta”, cravou Arliani.
“Assim, conseguimos estabelecer a melhor forma de seguir com o tratamento. Além disso, também vamos realizar uma avaliação geral do Charles, para seguir com o desenvolvimento dele e tratar qualquer outra lesão que ele possa ter sofrido e até mesmo prevenir que alguma nova ocorra”.
LEIA MAIS EM: UFC faz campanha de doação de alimentos para vítimas das chuvas no RS