A final do Australian Open de 2026 vai ser decidida entre a bielorrussa Aryna Sabalenka e a cazaque Elena Rybakina neste sábado, 31. Em busca do tricampeonato, a número 1 do mundo projetou a decisão e citou os vices da temporada passada.
“Sei o que aconteceu de errado naquelas finais que eu joguei e perdi. Eu diria que o ano passado me deixou muitas lições e aprendi muito sobre mim mesma e sobre as frustrações que eu tinha, para que isso não aconteça de novo. Neste ano, tenho uma nova mentalidade. Estarei pronta para lutar e para tudo o que acontecer em quadra. Quando tenho essa mentalidade, jogo meu melhor tênis”, disse Aryna Sabalenka.
Em 2025, a bielorrussa chegou à final de três Grand Slams. Ela foi campeã do US Open, mas ficou com o vice-campeonato do Australian Open e de Roland Garros.
Heading to the finals 🙌#winningmoments @wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis pic.twitter.com/qwr3KWZtch
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 29, 2026
Agora, Sabalenka garantiu vaga na decisão do Aberto da Austrália pela quarta vez seguida e mira o quinto título de Grand Slam na carreira. Além disso, na final de 2023, a número 1 do mundo venceu justamente Elena Rybakina para conquistar seu primeiro troféu.
“Acho que os golpes dela são pesados, profundos e retos. Não é fácil jogar contra ela, mas sim, temos uma longa história. Ela é uma jogadora incrível. Tivemos muitas batalhas memoráveis, muitas finais disputadas. Estou ansiosa para enfrentar essa potência”, projetou Sabalenka.
Ao todo, as duas tenistas já se enfrentaram 14 vezes no circuito, com oito vitórias de Sabalenka e seis de Rybakina. Por outro lado, a cazaque venceu o último encontro entre as duas na final do WTA Finals da temporada passada.





