Enquanto os principais tenistas do mundo duelam nas quadras do Australian Open, um brasileiro circula por áreas onde poucos têm acesso. Felipe Figueiredo, 37, jornalista de formação e ex-fotógrafo de moda, consolidou-se em apenas um ano como o único fotógrafo do Brasil a acompanhar integralmente o circuito mundial de tênis, preenchendo uma lacuna que não era ocupada desde a era de Gustavo Kuerten, o Guga – que era clicado por Marcelo Ruschel, fotógrafo responsável por suas principais imagens entre os anos 1990 e 2000.
A trajetória de Felipe na fotografia de tênis é meteórica. Embora tenha jogado tênis na juventude, sua carreira profissional se deu na área de comunicação e fotografia, voltada principalmente para o universo de moda, publicidade e eventos. A virada de chave aconteceu em 2024, nas Olimpíadas de Paris, onde atuou como produtor de conteúdo e embaixador de marcas como Pacco e Hemer. Foi nessa viagem que surgiu a ideia de acompanhar o tênis, indo ao US Open em uma aposta independente que mudaria sua vida.
“Eu estava no US Open e decidi fotografar o João Fonseca, que na época ainda buscava seu espaço no topo. Fiz um vídeo que viralizou e chegou até a mãe dele, que me indicou a marcas patrocinadoras. A partir dali, o que era um investimento pessoal virou minha profissão principal”, relembra Felipe.
Ver essa foto no Instagram
O impacto das imagens foi tamanha que atraiu o olhar dos patrocinadores de João Fonseca. Em março de 2025, Felipe passou a ser contratado por grandes marcas, como a XP, para acompanhar o atleta em torneios como Indian Wells e Miami Open. Sua visão artística, herdada da moda, oferece um diferencial competitivo em relação às fotos documentais das grandes agências internacionais, focando no storytelling e na estética dos bastidores.
Expansão e Consolidação no Circuito
Ao longo do último ano, Felipe estreitou laços com marcas globais que hoje viabilizam sua presença nos principais palcos do esporte. Atualmente, ele está na Austrália para a cobertura do primeiro Grand Slam do ano.
Felipe conta com o apoio logístico e de credenciamento da Unbox Sports, empresa que faz a gestão de imagem de grandes treinadores do circuito (como o técnico de Iga Świątek, segunda maior tenista do mundo). Neste momento, Felipe está fotografando no Australian Open pela Unbox.
Baseado no Rio de Janeiro, Felipe Figueiredo tem visibilidade nas redes sociais, com 30 mil seguidores no Instagram, perfil em que não apenas reproduz seu trabalho, mas também mostra bastidores de produção e até dicas a outros fotógrafos esportivos. Por ser formado em jornalismo, Felipe tem facilidade para contar as histórias que vivencia durante os torneios de uma maneira mais natural.





