João Fonseca foi um dos destaques do tênis mundial em 2025 e ganhou destaque logo em seu primeiro ano completo no circuito da ATP. Ross Hutchins, CEO da Federação Internacional de Tênis (ITF), elogiou a evolução do brasileiro em meio ao domínio de Jannik Sinner e Carlos Alcaraz.
“Alcaraz e Sinner abriram uma vantagem em termos de sucesso, mas há outros jogadores jovens, como Fonseca. Não me surpreenderia se alguém surgisse e desse o seu melhor. Murray e Djokovic realmente se destacaram depois que Nadal e Federer assumiram o protagonismo. Sempre havia pessoas que surgiam. Portanto, não podemos prever o que vai acontecer no próximo ano, mas esses dois estão em ótima fase este ano e têm sido de tirar o fôlego”, disse Ross Hutchins em entrevista à imprensa internacional neste domingo, 23.
Ver esta publicação no Instagram
A temporada de João Fonseca
Ao longo da temporada, João Fonseca conquistou quatro títulos. Foram dois Challengers, o ATP 250 de Buenos Aires e o ATP 500 da Basileia, o maior título de sua carreira até agora. O brasileiro de 19 anos somou vitórias expressivas que o fizeram saltar do 145º para o 24º lugar do ranking mundial.
Com isso, João Fonseca foi finalista na categoria Breakthrough of the Year, que premia a maior evolução da temporada, no ATP Awards 2025. O vencedor será anunciado na segunda semana do mês de dezembro. Ele ainda concorre ao prêmio de Tenista Favorito dos fãs.
Por fim, o último compromisso de Fonseca em 2025 vai ser uma partida de exibição contra o espanhol Carlos Alcaraz, número 1 do mundo. O duelo acontece no dia 8 de dezembro, em Miami, nos Estados Unidos.





